Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

LANÇAMENTO

Grupo pernambucano Kalouv estreia novo EP instrumental

Publicado em: 30/04/2021 14:21

O trabalho marca a nova formação da banda, agora com o guitarrista Matheus Araújo (Foto: Hannah Carvalho/Divulgação)
O trabalho marca a nova formação da banda, agora com o guitarrista Matheus Araújo (Foto: Hannah Carvalho/Divulgação)
Completando 11 anos de estrada, o grupo pernambucano Kalouv estreia nesta sexta-feira (30) o seu mais novo projeto, intitulado A Medida da Distância. O EP instrumental chega às plataformas digitais marcando também o início da parceria com o guitarrista Matheus Araújo, novo membro da banda.
 
A produção musical, assinada pelo próprio grupo, teve que lidar com as dificuldades de um trabalho construído muitas vezes à distância. Os desafios e as dinâmicas do isolamento e do enclausuramento foram marcantes não apenas para realização do EP, mas também para o conteúdo sensível que ele aborda.
 
"A Medida da Distância fala sobre esta nova realidade, onde somos conectados por uma espécie de fio virtual. Tivemos que pensar em novos métodos para compor e todas as faixas se referem a isso, construindo uma narrativa sonora sobre um caminho para seguir no meio deste turbilhão", contou o guitarrista Tulio Albuquerque.
 
Após a experimentação de letra na faixa Talho (2020) com Dinho Almeida, a banda retorna ao uso de vozes apenas como coros atmosféricos junto ao instrumental, como nos discos anteriores Elã (2017) e no Pluvero (2014). Este EP ganha o acompanhamento vocal de Katty Winne, do grupo alagoano homônimo, e Victor Meira, da banda paulista Bratislava.
 
As influências musicais surgem das trilhas sonoras de jogos e filmes, com uma construção em várias camadas que usa elementos de gêneros como o post-rock, indie pop e jazz. Parte destacável é a utilização de sintetizadores e guitarras para ir até sons mais densos.
 
O projeto gráfico do EP foi assinado por Pedro Mooniz, que construiu a identidade com base em colagens e intervenções digitais. O lançamento conta com incentivo da Lei Aldir Blanc de Pernambuco.
 
Sobre a Kalouv
Kalouv é uma banda instrumental pernambucana formada por Basílio Queiroz (baixo), Bruno Saraiva (teclado), Matheus Araújo (guitarra), Rennar Pires (bateria) e Túlio Albuquerque (guitarra). Em atividade desde 2010, já se apresentou em várias cidades do país e em palcos importantes como os do No Ar: Coquetel Molotov (PE), Bananada (GO), Móveis Convida (DF), Sonido (PA), Abril pro Rock (PE), Festival de Inverno de Garanhuns (PE), Dosol (RN), Sesc Pompeia (SP), Sesc Belenzinho (SP), CCSP (SP), Sesc Campinas (SP) e Guaiamum Treloso Rural (PE).

SERVIÇO:
Lançamento EP A Medida da Distância, do grupo Kalouv
Quando: Nesta sexta-feira (30), a partir das 19h
Onde: principais plataformas de streaming e no canal de Youtube
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
De 1 a 5: dicas para destravar sua criatividade e ampliar a percepção
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 10/05
Gil do Vigor é recebido com festa da população e honraria em Paulista
Imunização para gestantes começa a ser liberada, mas ainda gera dúvidas
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco