Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

DANÇA

Dia Internacional da Dança é celebrado com apresentações on-line e gratuitas

Publicado em: 29/04/2021 10:58

A peça coreográfica 'Arreia' encerra o dia de apresentações e rodas de debate (Foto: Divulgação)
A peça coreográfica 'Arreia' encerra o dia de apresentações e rodas de debate (Foto: Divulgação)
O Dia Internacional da Dança é comemorado nesta quinta-feira (29). Para celebrar a data, a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) realiza evento com apresentações online a partir das 15h no seu canal no Youtube. Na programação estão apresentações pré-gravadas e exibidas de forma inédita, produções enviadas por pernambucanos envolvidos com a dança e rodas de conversa sobre essa expressão artística; tudo de forma livre e gratuita para o público.
 
A abertura conta com a participação do secretário de cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto, da assessora de Dança da Secult-PE, Maria Paula Costa Rêgo, do diretor da Cia Aje de Dança, Alan Leite, e do assessor de Dança da Prefeitura do Recife, Sérgio Galdino.
 
Apresentações
A primeira atração é “TRAÇOS, Nossa Dança!”, às 15h30, que acontece em quatro atos que são entrecortados pelo conjunto de vídeos enviados por outros artistas. As demais exibições estão marcadas para 17h, 18h e 19h20.
 
Entre 16h e 17h, acontece a mesa de debate “Reverberações de uma formação técnica em dança”, com mediação de Maria Paula Costa Rêgo. Os participantes são Zé Manoel Sobrinho, presidente da Fundação da Cidade do Recife, a coreógrafa Ana Vitória Freire, a pedagoga e bailarina Nanny Alves e o coreógrafo e bailarino Matias Santiago.
 
Já a roda de conversa “Lançamento da Plataforma de Dança Mercadança” vai ao ar de 17h30 e 18h com a discussão sobre as “Pontes entre Pernambuco e América Latina”. Fazem parte dessa discussão Iris Macêdo, gestora cultural e diretora do Fervo Projetos Culturais, e Flávia Pinheiro, coreógrafa, performer e pesquisadora.
 
O dia termina com a Mostra Brasileira de Dança e apresentação da peça coreográfica “Arreia”, de Íris e Iara Campos. A inspiração veio do Caboclinho 7 Flexas do Recife, agremiação da qual as artistas fazem parte há 16 anos e do seu criador Paulinho 7 Flexas, considerado um dos Patrimônios Vivos do Estado de Pernambuco.
 
“Arreia é sobre esse fio que liga a história dos povos originários, suas lutas, resistência, festejos, espiritualidade e como essa dramaturgia mítica está presente no Caboclinho”, contam as bailarinas, que gravaram o espetáculo sobre ancestralidade indígena em casa.
 
SERVIÇO
Dia Internacional da Dança
Quando: Nesta quinta-feira (29), a partir das 15h
Onde: Transmissão ao vivo no YouTube.com/SecultPE
Quanto: Acesso livre e gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Cuba inicia vacinação contra a Covid-19 com imunizante próprio
Datafolha: Lula venceria Bolsonaro nas eleições de 2022
Manhã na Clube - Entrevista com Humberto Costa e Thiago do Vale da Apac
Air France e Airbus serão julgadas pelo voo 447 Rio-Paris
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco