Viver
CULTURA POPULAR
26º Encontro de Cavalo Marinho realiza edição virtual neste sábado
Publicado: 17/03/2021 às 14:15

O Cavalo Marinho Boi Tira Teima, comandado pelo Mestre Zé do Bibi, no Encontro de Cavalo Marinho na Casa da Rabeca, em 2019 (Foto: Jan Ribeiro/Secult PE-Fundarpe)
Única festa no calendário nacional a celebrar o tradicional folguedo popular, o Encontro de Grupos de Cavalos Marinhos do Brasil chega a sua 26ª edição neste sabádo (20), a partir das 18h, aderindo ao formato virtual em virtude da pandemia. A Casa da Rabeca promoverá pelo seu canal no Youtube, com mais de quatro horas dessa genuína tradição que reúne reunindo música, teatro e poesia.
A abertura do Encontro terá uma exclusiva Roda de Prosa entre o curador do evento, Pedro Salustiano, e os mestres de Cavalo Marinho. Os convidados vão falar sobre a brincadeira, que reúne dezenas de grupos, boa parte da Zona da Mata de Pernambuco. Esse momento servirá de base para o entendimento do que será levado ao público a seguir por meio das danças e encenações.
Na segunda parte do evento, será exibido um show inédito, gravado em fevereiro de 2020, antes da pandemia, com a participação de oito grupos de Cavalo Marinho, cada um apresentando uma parte do folguedo. São eles: Boi Matuto, Flor de Manjerona, Boi da Luz, Cavalo Marinho de Mestre Batista, Boi Brasileiro, Cavalo Marinho Estrela Brilhante, Boi Pintado e Cavalo Marinho Estrela de Ouro.
O Cavalo Marinho é um folguedo que une a música, com rabecas, pandeiros, ganzás, e figuras humanas e fantásticas. Em Pernambuco, Mestre Salu, criador da Casa da Rabeca em 2008, idealizou esse encontro para manter viva a tradição das brincadeiras que fizeram parte da sua infância e juventude.
“Em tempos de distanciamento social, como agora em virtude da pandemia de Covid-19, a cultura popular se reinventa, mas não pode ser esquecida”, diz Pedro Salustiano, que se uniu ao consultor Osmar Barbalho para organizar a iniciativa. “Esta é uma forma de registrar e reverenciar, mais uma vez, a grande paixão Mestre Salu pelo Cavalo Marinho, hoje herança de seus filhos e netos. Uma prova de afirmação da força e do protagonismo da família Salustiano.”
Para Salustiano, essa é uma oportunidade única para o público conhecer o Cavalo Marinho, em especial aqueles que moram fora do estado e não têm a chance de participar anualmente do evento. Realizado ininterruptamente há 25 anos, foi suspenso em 2020 em virtude da pandemia. O evento é realizado graças ao incentivo da Lei Aldir Blanc através da Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco.
SERVIÇO
26º Encontro de Cavalo Marinho – Etapa Digital
Quando: Sábado (20), às 18h
Últimas

Mais Lidas
