Diario de Pernambuco
Busca

AUDIOVISUAL

Oficina gratuita explora universo da videopoesia

Publicado em: 19/02/2021 11:50

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

O encontro entre a literatura e o audiovisual é explorado na oficina Poema em Movimento: os caminhos da videopoesia”, que aborda a dinâmica dos processos criativa. Atividade virtual e gratuita será ministrada pela realizadora audiovisual e pesquisadora Eva Jofilsan, nos dias 1º e 4 de março. As aulas acontecem através do Zoom, das 19h às 21h, e contam com exibição de obras audiovisuais, debates e um exercício prático. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 23 de fevereiro, através do formulário.

A iniciativa tem o intuito de investigar elementos teóricos e práticos que abastecem a produção de videopoesia. Serão dois encontros totalizando uma imersão de 4 horas em teorias e fazeres que unem palavra e audiovisual. São 25 vagas disponíveis, abertas para pessoas a partir de 17 anos, quer sejam artistas, poetas ou mesmo professores e estudantes interessados pela fusão entre literatura e audiovisual.

A partir de uma análise da trajetória histórica da videopoesia e dos processos contemporâneos, o curso se debruça nos processos híbridos de artistas, performers e poetas para demonstrar diferentes olhares e possibilidades de criação. “Poema Em Movimento” é uma edição online do projeto "Da Poesia ao Vídeo", idealizado e ministrado por Eva desde 2015.

A iniciativa já ocorreu presencialmente em festivais, escolas e atividades culturais de Pernambuco, e agora estreia no ambiente virtual. “Devido à escassez de recursos e o isolamento social, a videopoesia se tornou uma ferramenta acessível de expressão nesse contexto. A proposta será pensar nos hibridismos audiovisuais e literários, nos quais a/o poeta possa ir muito além da escrita e se perceba como um artista mais complexo, que se experimenta em multimeios”, ressalta Eva.

 Será conferido certificado aos que cumprirem a carga horária.

SERVIÇO
Oficina "Poema em Movimento: os caminhos da videopoesia", com Eva Jofilsan

Quando: 1º e 4 de março, das 19h às 21
Onde: através da plataforma Zoom
Inscrições de 17 a 23 de fevereiro no link
Quanto: gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL