Diario de Pernambuco
Busca

RECONHECIMENTO

Com votação popular, Brega Awards premia os destaques do ritmo em Pernambuco

Publicado em: 26/02/2021 11:24 | Atualizado em: 01/03/2021 11:37

Alexandre Vinicius, Eliabe King, Eduardo Lacerda e Marcelo Barbosa (abaixo) (Foto: WS Fotos/Divulgação)
Alexandre Vinicius, Eliabe King, Eduardo Lacerda e Marcelo Barbosa (abaixo) (Foto: WS Fotos/Divulgação)


A cena brega de Pernambuco, composta por cantores, MCs, dançarinos, influencers, entre outros profissionais, ganhou uma premiação que será realizada pela primeira vez nesta segunda-feira (5), com transmissão pelo YouTube (o horário e o canal serão divulgado em breve). O Brega Awards - Melhores do Ano 2020, nome que faz referências às grandes premiações internacionais, está com votações abertas no Instagram @bregaawardsoficial. Os vencedores serão escolhidos através de curtidas nas postagens, que ficarão disponíveis até sábado (27), às 23h59.

O projeto é uma iniciativa das páginas Brega Bregoso (1,1 milhão de seguidores) e Babado dos Famoso PE (quase 600 mil seguidores) juntamente com a Gera, agência de marketing de influência focada na cultura periférica. Os prêmios serão entregues durante uma live realizada nos estúdios da produtora Brega Inn Funk, localizada na Zona Oeste do Recife. Cada vencedor receberá um troféu que consiste em um exemplar dourado do Juliet, modelo de óculos bastante popular entre os jovens da periferia do estado.

A premiação conta com categorias que incluem os melhores MCs, cantores, dançarinos, ballets, bandas, produtores musicais, personalidades, humoristas e revelações. Também existem as categorias focadas em produtos artísticos, como melhores músicas, clipes e lives. De acordo com os organizadores, a ideia é que o evento continue sendo realizado anualmente. (Continua após a imagem)

Troféu reproduz um exemplar dourado do Juliet, óculos popular entre os jovens da periferia (Foto: Gera/Divulgação)
Troféu reproduz um exemplar dourado do Juliet, óculos popular entre os jovens da periferia (Foto: Gera/Divulgação)

Marcelo Barbosa, criador do Babado dos Famosos (página focada em conteúdos sobre celebridades locais), já havia realizado algumas premiações mais informais nos anos anteriores. “A iniciativa busca valorizar o trabalho de cada artista, valorizando músicas e clipes. Como não conseguimos fazer um evento grande por conta da pandemia, a gente espera reunir todo mundo no Melhores do Ano de 2021. O evento atual está sendo feito para não passar em branco, pois foi um período muito importante para muita gente do brega”, diz o comunicador.

O publicitário Eduardo Lacerda vem observando a dinâmica da cena brega nas redes há alguns anos e hoje é um dos responsáveis pela agência Gera. Ele acredita que o Brega Awards funcione como um espaço de reconhecimento da força desse movimento periférico. “Além da música, o brega envolve moda, comportamento, dança e questões sociais. A premiação é um pontapé para esse reconhecimento. Houve uma apropriação do brega-funk pelo Sudeste do país, uma região que consegue criar trabalhos mais profissionais. Então é importante estimular ações como esse prêmio em Pernambuco. Queremos que ele se torne uma referência, que seja o desejo de consumo de artistas.”

Desde 2012, o Brega Bregoso vem divulgando o estilo de vida proposto pelo brega, ritmo que também envolve comportamento, dança, consumo, entre outras características naturais de uma cena musical. A página é formada por Eliabe King e Alexandre Vinicius.

Confira as categorias e vote no Instagram:



* Essa matéria foi atualizada em 1º de março, às 11h, devido ao adiamento do evento.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL