Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

RÁDIO

Cid Moreira chega à Rádio Clube Recife com programa Mensagens da Bíblia

Publicado em: 06/02/2021 10:21 | Atualizado em: 06/02/2021 10:32

Aos 93 anos, Cid Moreira dá vida a novos projetos e investe na difusão das mensagens bíblicas (Foto: Arquivo pessoal)
Aos 93 anos, Cid Moreira dá vida a novos projetos e investe na difusão das mensagens bíblicas (Foto: Arquivo pessoal)


Um incansável que se renova a cada dia. Dono de uma voz forte e característica, que deixou marcas no rádio e na TV brasileira, o jornalista e radialista Cid Moreira será ouvido agora no Recife. Aos 93 anos, ele se reinventa e investe na difusão do programa Mensagens da Bíblia em áudio, que ganhará faixa exclusiva na Rádio Clube, do grupo Diario, nos próximos meses. O projeto tem se expandido para as emissoras radiofônicas do país, e a Clube será o primeiro veículo do Nordeste a realizar a transmissão local. O programa tem duração média de três minutos e será transmitido aos ouvintes todos os dias, em dois turnos.

A voz que virou marca registrada no país teve um início acanhado numa rádio local em Taubaté, no interior de São Paulo. Aos 17 anos, Cid entrou ao ar pela primeira vez ainda com muita timidez e eventualmente sofria de gagueira. “O início foi terrível, pesado, não quero nem me lembrar. Se fosse me ouvir naquela época, ia me suicidar. Não é um drama, eu era realmente muito ruim”, conta, aos risos, em entrevista ao Viver.

A firmeza da voz é herança de família. “Na minha casa, todo mundo tinha uma voz firme, todos tinham uma boa voz, era uma gaiola cheia de passarinhos”, revela. Para manter os cuidados com as cordas vocais, Cid diz que não tem segredo, a não ser se manter hidratado. “Eu tenho cuidado, mas eu não fico aficionado nisso. Tomo bastante água e bebo bem devagar. Levo uns 5 minutos para tomar um copo d’água. Sou assim naturalmente, eu cuido naturalmente.”

Formado pelo meio de comunicação mais importante da época, onde narrou documentários para cinema e apresentou o noticiário semanal, o jornalista migrou para a TV e passou a apresentar, a partir de 1969, o recém-lançado Jornal nacional, da TV Globo, durante mais de 20 anos, sendo recordista como o âncora que mais tempo esteve à frente de um mesmo telejornal. Cid teve passagens anteriores na Tupi e Excelsior, mas se estabeleceu na Globo, onde levou a sua voz a ficar marcada até por vinheta de programa esportivo, a que dizia “Jabulaaani!”, em referência ao nome da bola da Copa 2010.

Guiado por trabalho há mais de 75 anos, o jornalista conta que não pensa na aposentadoria. “Eu me recuso a me aposentar”, frisa. A vitalidade se renova a cada novo projeto, revelando principalmente o compromisso em difundir a palavra do Evangelho.

"Estou com esse projeto de difusão do programa Mensagens da Bíblia em áudio, que é bem novo. A minha expectativa é ambiciosa, pretendo que ele se estenda por todo o país e assim vamos formando uma cadeia de rádio com a possibilidade de levar essas mensagens para muitas pessoas. Eu acredito muito no rádio, o poder que ele tem de chegar, de divulgar para o mundo todo e de comunicar o que se deve. A gente acha que não, mas muitas pessoas ainda não têm acesso a internet, por exemplo. Acredito que vai ajudar muita gente”, torce.

O compromisso de Cid com a Bíblia começou há mais 20 anos, quando foi convidado a gravar a coletânea Passagens bíblicas. "De início, eram só os textos considerados mais populares, e daí nasceu a ideia na minha cabeça de gravar a Bíblia toda. Levei quase sete anos para terminar. E o meu pensamento continua fixo nisso, que é divulgar as mensagens nos meios acessíveis e práticos. É uma força que vem de Deus, acima de nós, de comunicar o que se deve, para todos".

Cid diz ser cristão, mas que não segue nenhuma religião. "Procuro ser cristão, não sigo religião. Fui batizado, crismado e já fui até ajudante de coroinha. Tive uma passagem geral por tudo, mas não tenho determinação religiosa”, confessa.

ISOLADO E CONECTADO
Isolado desde o início da pandemia da Covid-19, Cid Moreira tem aproveitado os dias calmos em casa ao lado da esposa, a jornalista Fátima Sampaio, com quem vive há 20 anos. “Eu sou um cara que gosta de ficar em casa, tenho estudado muito, me dedicado à construção de poemas, mergulhei mesmo nisso e vi o tempo passar rápido”, conta. Ele também tem aproveitado o período para produzir conteúdo para suas redes sociais. Cid, inclusive, tem mais de 800 mil seguidores no Instagram.

Cid curte o período de isolamento com a esposa Fátima (Foto: Arquivo pessoal
)
Cid curte o período de isolamento com a esposa Fátima (Foto: Arquivo pessoal )


"Estou lançando poemas no YouTube e no Instagram, agora é tudo on-line, é a nossa fase atual e isso é muito bom. Dá trabalho, mas tenho a ajuda da Fátima, que também gosta muito”, compartilha. Além de se proteger do coronavírus, Cid conta que o isolamento tem também o deixado livre de gripes.

"Desde que começou a pandemia, não sei o que é resfriado. Estou quase há um ano sem ter um. Em janeiro do ano passado, quando eu estava na Flórida, uma pessoa espirrou e tossiu perto de mim. Quando cheguei aqui, peguei uma gripe violenta. Mas depois disso não tive mais nada”, relembra, revelando estar ansioso pela vacina para voltar a andar nas ruas. "Tô torcendo pela vacina, aguardando ansiosamente."

NOVOS PROJETOS AOS 93 ANOS
No fim de 2019, mesmo diante da leva de contratos não renovados pela TV Globo, Cid Moreira teve seu vínculo renovado com a emissora e entrou em negociação para adquirir os direitos de exibir projetos independentes em rádios fora do Sistema Globo. Com a resposta positiva, ele deu vida à Rádio Conhecer, em parceria com o comunicador de rádio e TV e especialista em marketing Sérgio Azevedo e o jornalista e radialista Cyro César.

A iniciativa conta com programação 24 horas transmitida via internet, com conteúdos sobre saúde, bem-estar, arte, música, gastronomia, ciência, tecnologia e empreendedorismo. Cid assume a direção geral da rádio e apresenta os programas Crônicas e poemas imortais e Mensagens da Bíblia em áudio. A esposa, Fátima Sampaio, comanda o programa Crônicas da vida, que reúne lembranças de infância, de como conheceu Cid e as histórias que vivenciou ao longo do caminho. A atração é transmitida ao vivo nos estúdios da Rádio Oficina, em São Paulo.

Foi da Rádio Conhecer que surgiu a ideia de difundir o programa Mensagens da Bíblia em áudio em larga escala para as emissoras radiofônicas do país. Na Rádio Clube, no Recife, o projeto ganhou patrocínio da Turquesa Alimentos. “Nos dias de hoje, com tanta luta de nosso povo, temos que agradecer iniciativas como a da Turquesa, que está patrocinando a publicação dos trechos bíblicos, ajudando assim a levar esperança e fé a nossos ouvintes”, agradece Cid.

Segundo o gestor técnico Cyro César, uma nova mensagem de fé será transmitida aos ouvintes todos os dias. “Pegamos o conteúdo já produzido pelo Passagens bíblicas e adaptamos para mensagens diárias de até 3 minutos. Com a mesma ambiência que foi gravada na época, valorizando a sonoplastia e os efeitos que remetem ao período bíblico”, revela. Para Cyro, o projeto é a menina dos olhos do Cid. “Ele quis dar realidade à Bíblia, é um projeto muito mais institucional que financeiro. Cid é um ser humano que nos ensina uma lição diferente a cada dia.”

Nas mensagens que serão transmitidas, há reflexões para além da religião, recaindo sobre superação, determinação, amor e paz. Para o empresário e produtor de Cid, Sérgio Azevedo, o programa tem a proposta de levar esperança. “É espiritual e emocionante. É a bíblia na íntegra, mas na ‘língua’ de hoje, acessível para todos os públicos”, explica. Os salmos e verbetes que serão transmitidos seguem a ordem dos livros dispostos na Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse.

“Cid resolveu se dedicar à Bíblica, torná-la realmente acessível para todos os públicos e difundir a mensagem que ela carrega”, afirma Sérgio, ao lembrar que milhões de portadores de deficiências visuais podem ter acesso à Bíblia através das gravações de Cid. O empresário esteve ao lado do radialista desde as primeiras gravações do Passagens bíblicas, coletânea de 137 minutos que rendeu 50 milhões de cópias.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Com 93% de taxa de ocupação de UTIs, Pernambuco decreta mais restrições
De 1 a 5: saiba qual é seu perfil profissional e como tirar o máximo proveito dele
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 01/03
Doença da urina preta: síndrome rara pode levar à UTI
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco