Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

FORMAÇÃO

Paço do Frevo oferece cursos empreendedorismo para 1,8 mil jovens

Publicado em: 13/01/2021 12:30 | Atualizado em: 13/01/2021 12:34

O programa oferecerá cursos e ações formativas para fomentar a economia criativa  (Foto: Andréa Rêgo BarrosPCR)
O programa oferecerá cursos e ações formativas para fomentar a economia criativa (Foto: Andréa Rêgo BarrosPCR)

O Paço do Frevo oferece, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o programa Paço Criativo. A iniciativa formará mais de 1,8 mil jovens ao longo de 2021 e contará com mais de 80 professores qualificados. O projeto oferecerá cursos e ações formativas para fomentar a economia criativa e a sustentabilidade dos atores e fazedores da cadeia produtiva do Frevo, que é patrimônio imaterial da humanidade.

O Paço Criativo inclui cursos e materiais pedagógicos para os participantes, além de um programa de mediação e vivências nos espaços físicos do museu. As atividades serão finalizadas com a criação conjunta de exposição protagonizada pelos jovens, que integrará a programação do Paço do Frevo. O calendário de execução do Paço Criativo se divide em 3 etapas.

De janeiro a fevereiro de 2021, serão realizadas as visitas mediadas com os participantes do projeto, de maneira a ambientá-los à vivência do museu e do patrimônio. De março a julho, ocorrerão os cursos profissionalizantes relacionados ao campo da cultura. Já em agosto, a formação volta-se à técnica de produção, que culminará na realização de uma exposição coletiva e um seminário público no final do ano.

Dentre os cursos oferecidos pelo Paço Criativo, os inscritos aprenderão sobre elaboração de projetos culturais, comunicação, marketing digital, cultura sustentável, criação e produção audiovisual, iluminação cênica, mobiliário e expografia, além de terem oportunidade de desenvolver experiências de roadie, danças brasileiras e empreendedorismo.

As aulas que serão oferecidas para jovens de 16 a 29 anos, moradores de comunidades periféricas do Recife e da Região Metropolitana, serão realizadas pelo Paço do Frevo, já reconhecido centro educacional contemplado pelo prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco, na categoria Formação, e o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação em 2017 e 2019.

O Paço já promove iniciativas voltadas ao empreendedorismo e ao desenvolvimento econômico das comunidades do frevo, a exemplo do projeto La Ursa, iniciado em 2019. “O Paço é um local de preservação, mas também de criação. Com esta iniciativa, estarão sendo criadas oportunidades para a juventude. Milhares de jovens serão beneficiados, mas a cidade e o frevo também ganham com o Paço Criativo. Uma ação que já nasce sob a marca da parceria. Reunindo esforços, a gente sempre pode fazer mais”, assegura o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.

Segundo o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, José Manoel Sobrinho, toda ação que celebre a força da educação, da formação e da comunhão cultural entre povos tem um enorme potencial transformador. "A cultura é - e sempre foi - o idioma universal da cidadania."

O diretor e chefe da representação da OEI no Brasil, Raphael Callou, também fez questão de celebrar a parceria. “A OEI ressalta que a cultura é também uma ferramenta de desenvolvimento, emprego e renda por meio dos diversos segmentos da economia criativa. Em toda a região, a OEI coopera para o desenvolvimento da cultura e da educação, procurando incluir e valorizar a produção brasileira e ibero-americana, dando destaque para a formação de jovens e fomentando o empreendedorismo."

SERVIÇO

Etapa 1 - Visita guiada ao Paço do Frevo

Quando: Janeiro e fevereiro de 2021
Público Alvo: Jovens de 16 a 29 anos, moradores de comunidades da periferia do Recife e RMR
Local de Realização: Paço do Frevo

Etapa 2 - Cursos profissionalizantes em cultura e empreendedorismo
Quando: Março a julho de 2021
Público Alvo: Jovens de 16 a 29 anos, moradores de comunidades da periferia do Recife e RMR
Local de Realização: Comunidades atendidas pelo Projeto

Etapa 3 - Cursos de Produção e execução e exposição colaborativa
Quando: agosto a dezembro de 2021
Público Alvo: Jovens de 16 a 29 anos, moradores de comunidades da periferia do Recife e RMR
Local de Realização: Paço do Frevo e Comunidades atendidas pelo Projeto
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mundo tem recorde de mortes por Covid-19 em 24 horas
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 27/01
AstraZeneca defende eficácia em idosos depois de questionamentos
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 26/01
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco