Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

CINEMA

Conhecido ator de filmes oitentistas, Lee Wallace morreu, aos 90 anos

Publicado em: 25/12/2020 17:41 | Atualizado em: 25/12/2020 17:58

 (Foto: Warner/ Divulgação)
Foto: Warner/ Divulgação
Sob os efeitos de doeça crônica, não detalhada por familiares, o ator Lee Wallace morreu, aos 90 anos, no domingo passado (20/12). A notícia da morte veio a público apenas agora. Leo Melis, como registrava o nome de batismo de Lee Wallace, nasceu e morreu em Nova York. Por 45 anos, ele foi casado com a atriz Marilyn Chris. No cinema, uma curiosidade acompanhou a carreira do artista, por várias vezes escalado para viver um personagem de prefeito de alguma trama.

Muitos atribuíam a coincidência às semelhanças fisionômicas e físicas com Ed Koch, prefeito de Nova York por longos anos. A popularidade máxima, por sinal, veio a interpretação do prefeito de Gotham City, no Batman (1989) de Tim Burton, estrelado ao lado de Michael Keaton, Billy Dee Williams, Kim Basinger e Jack Nicholson.

Antes de chegar a papéis de filmes conduzidos por famosos cineastas como Alan J. Pakula e Peter Yates, Lee esteve no teatro: participou recorrentemente do Festival de Teatro de Massachusetts (a partir de meados dos anos de 1960) e atou na Broadway, em peças como A maça não cai, sob a batuta de Leonard Nimoy (o Dr. Spock de Jornada nas estrelas).

Décadas antes do remake O sequestro do metrô 1 2 3, com Denzel Washington e John Travolta, Lee Wallace estrelou O sequestro do metrô (1973), ao lado dos protagonistas Robert Shaw e Walter Matthau, ainda no papel de prefeito. O papel de autoridade ainda esteve no caminho dele, em Daniel, filme de 1983.

Além de aparecer em séries como Law and Order (em 1992, ano de sua aposentadoria), o ator encabeçou Romance de outubro, ao lado de Shirley MacLaine e Kathy Bates. Já Goldie Hawn o ladeou na comédia A recruta Benjamin (1980).

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 20/01
Técnica em enfermagem é a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em Pernambuco
Enem para todos com Fernandinho Beltrão #126 Introdução ao Reino Protista #127 Classificação
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 18/01
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco