LEI ALDIR BLANC

Prefeitura de Ipojuca prorroga inscrições de editais da Lei Aldir Blanc

Publicado em: 20/10/2020 18:05

 (Foto: Bruna Costa/DP FOTO)
Foto: Bruna Costa/DP FOTO


A Prefeitura de Ipojuca prorrogou os prazos para inscrições nos editais de premiação para artistas, coletivos e espaços culturais que foram afetados pela pandemia da Covid-19 e estão inseridos no Cadastro de Cultura do Município (CACI). As inscrições que terminavam nesta terça-feira (20), podem ser realizadas até o dia 26 de outubro. A solicitação deve ser feita pelo e-mail labipojuca2020@gmail.com%u200B%u200B, ou presencialmente na sede da Secretaria Especial de Cultura, que atende de segunda a sexta, das 9h às 16h. Cada artista só pode se concorrer em uma única categoria. Para os subsídios, a data de inscrição prossegue até o dia 29 de outubro.

A finalidade da medida, ancorada da Lei Aldir Blanc, é salvaguardar e preservar a cultura local, bem como a regional. Podem concorrer pessoas físicas e jurídicas que desenvolvem produções artísticas, além de coletivo ou espaço cultural que seja reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Vivo do Ipojua ou que apresentam Resistência Cultural Tradicional carnavalesca, junina e de matrizes africanas.

Destaque para alguns critérios de participação e valores de premiação:

- Interessados devem estar com a inscrição efetivada e homologada no CACI;

- É vedada a inscrição de servidores públicos, seja no âmbito municipal, estadual ou federal;

- No caso de coletivo ou espaço cultural será premiado um único espaço que reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Vivo do Ipojuca, com valor o de R.500;

- No prêmio intitulado FaçArte Ipojuca, serão premiadas 424 produções artísticas, nas seguintes categorias: artes cênicas/individual; moda e design/ individual; literatura/individual; música/individual; artesanato e artes visuais/individuais; e audiovisual;

- Também fazem parte do edital as categorias artes cênicas/ coletivo e música/ coletivo. O valor pago depende da opção escolhida e varia de R a R mil. 

 - Para coletivos ou espaços culturais na categoria Resistência Cultural Tradicional carnavalesca, junina e de matrizes africanas, serão 15 premiados, com valores de R mil a R mil.

 

Subsídios%u200B
No caso dos subsídios de apoio ao setor cultural, podem se inscrever espaços ou instituições culturais que estejam dentro dos segmentos e que tiveram as atividades interrompidas por conta das medidas de isolamento social.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL