Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

HOMENAGEM

Mauricio de Souza homenageia Quino, cartunista que morreu nesta quarta

Publicado em: 01/10/2020 08:40

 (Foto: Maurício de Souza/Divulgação)
Foto: Maurício de Souza/Divulgação

 

Nesta quarta-feira (30), morreu aos 88 anos o cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, o Quino, mundialmente conhecido por ser o criador da personagem Mafalda. Segundo o jornal argentino Clarín, ele não resistiu às complicações de AVC sofrido na última semana.

 

O cartunista Mauricio de Souza, criador da Turma da Mônica, lamentou a morte de Quino e o homenageou com um depoimento e uma ilustração das personagens Mafalda e Mônica. Confira abaixo a mensagem:

 

QUINO VIVE

O amigo Quino está agora desenhando pelo universo com aqueles traços lindos e com um humor certeiro como sempre fez. Criou sua Mafalda, hoje de todos nós, no mesmo ano em que eu criei a Mônica, em 1963. Por isso, nos tornamos irmãos latino-americanos para desbravar o mundo dos quadrinhos. Estive com ele em 2015, em Buenos Aires, no Centro Cultural Brasil-Argentina, onde o presenteei com uma Mônica ao lado da Mafalda na comemoração dos 50 anos das duas personagens. Uma pessoa dócil e um dos maiores desenhistas de humor de todos os tempos. Quino vive agora mais forte dentro de nós.

 

Mauricio de Sousa

 

Alguns ilustradores como Thiago Borbolla, Laerte Coutinho e Tarcísio Motta também prestaram suas homenagens ao cartunista com ilustrações. A morte foi confirmada pelo editor do artista, Daniel Divinsky, pelo Twitter.

 

A primeira edição foi publicada em setembro de 1964, na revista Primeira plana. Foram, ao todo, desenvolvidas mais de 1.900 histórias da personagem. Entre os temas abordados por Mafalda estão o meio ambiente, a política, questões filosóficas, os conflitos internacionais e o entretenimento cotidiano.

TAGS: cartunista | quino | mafalda | monica | da | turma |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Polícia Federal vai usar drones para fiscalizar irregularidades nas eleições
Rhaldney Santos entrevista Dr. João Gabriel Ribeiro, neurocirurgião
Rhaldney Santos entrevista Armando Sérgio (Avante)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #179 - Coração dos vertebrados
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco