Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

MUSEUS

Cais do Sertão terá entrada gratuita para crianças na segunda-feira (12)

Publicado em: 08/10/2020 15:22

 (Foto: Chico Andrade/Divulgação)
Foto: Chico Andrade/Divulgação

Depois de uma primeira semana de volta as atividades com sucesso e garantindo a segurança do público, o Cais do Sertão volta a operar nesta quinta-feira (8). O local também funcionará na segunda-feira (12), especialmente para o Dia das Crianças. E a notícia boa não para por aí: a garotada de até 12 anos e seu responsável têm entrada gratuita esta semana. O Centro Cultural Cais do Sertão, equipamento gerido pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e Empetur, ressaltou seguir todos os protocolos de segurança em prevenção ao contágio pela Covid-19.

O funcionamento se dá com capacidade reduzida para 40% do público e apenas 50 pessoas por vez dentro do museu. Toda a área expositiva da casa ganhou sinalização específica, com lembretes sobre higienização das mãos e distanciamento social de 1,5 m. Equipamentos de som, que permitem ouvir aquele forrozinho, foram adaptados para permitir o uso de fone de ouvido próprio. Excepcionalmente, também está sendo permitida a entrada com bolsas de até 50 cm. O guarda-volumes permanece fechado. Um lembrete importante é que, durante toda a visita, o público deve permanecer usando máscara. A medida, obrigatória para espaços públicos por decreto estadual, é ainda mais necessária por se tratar de um ambiente fechado. Funcionários utilizam ainda protetores faciais. 

Durante os seis meses de portas fechadas ao público devido à pandemia, o Cais fez muita falta. Assíria Dantas, estudante e moradora do Bairro do Recife, acompanhava as novidades sobre o museu por meio das redes sociais. "Costumava ir ao museu há um tempo, o acervo e as obras audiovisuais sempre me encantaram. Durante o isolamento, acompanhava as novidades pela internet. Agora, com todos os protocolos, me sinto segura em visitá-lo", pontua a jovem, que fez questão de conferir o espaço no primeiro dia da reabertura.

Por enquanto, o Cais do Sertão funciona às quintas e sextas, das 10h as 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h. Nesta primeira fase, a visita está restrita ao térreo do centro cultural.

PROGRAMAÇÃO ONLINE
Com o foco na promoção da interlocução com gestores, instituições culturais, acadêmicos e artistas, o Cais do Sertão mantém programação online e interativa neste mês. Em especial à celebração do Dia das Crianças, 12 de outubro, as redes sociais do museu contarão com conteúdo exclusivo e acessível para todos os públicos. Na quarta (14), haverá contação de histórias para a meninada com o Centro de Criação Galpão das Artes. A atividade lúdica será transmitida ao vivo no IG @caisdosertao, às 15h. No Spotify, os pequenos podem ser divertir com seleção especial do Imaginasom no canal do Cais na plataforma.

Para além da programação dedicada à criançada, os quadros Papo de Museu e Conexão Cais continuam a receber entidades e artistas, agora embalando as tardes de quarta-feira no Instagram do museu, e sempre às 15h. A programação conta com bate-papo com os integrantes do grupo musical Quinteto Violado e gestores dos museus do Seridó e Triunfo.

O perfil do Spotify continua a garimpar temas e inspirar os ouvintes com o seleção especial de artistas locais e nacionais. A plataforma agrega material sobre o projeto experimental Salve Todas, com repertório das rappers pernambucanas, organizada pela jornalista Nathália Pereira, ao pop de Johnny Hooker.  Ainda há espaço dedicado ao legado da Rainha do Baião, Carmélia Alves. Música para todos os gostos.

Cais online:
14/10 - Contação de histórias com Centro de Criação Galpão das Artes, no IG, às 17h;
21/10 - Papo de Museu com Museu de Seridó, às 17h, no Instagram do Cais do Sertão;
28/10 - Conexão Cais com Quinteto Violado, às 17h, no IG do Cais.

SERVIÇO
Centro Cultural Cais do Sertão
Onde: Armazém 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n - Recife, PE, 50030-150.
Quando: quintas e sextas-feiras, 10h às 16h; sábados, domingos e feriados, 10h às 17h.
Informações: (81) 3182-8268

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Dr. João Gabriel Ribeiro, neurocirurgião
Rhaldney Santos entrevista Armando Sérgio (Avante)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #179 - Coração dos vertebrados
De 1 a 5 : Cuidados com a luz são essenciais na rotina do trabalho remoto
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco