ARTE

Cais do Sertão debate sobre o olhar feminino nas expressões artísticas

Publicado em: 27/10/2020 17:16 | Atualizado em: 27/10/2020 15:59


Com o intuito de propor uma reflexão sobre os espaços destinados às mulheres nas manifestações artísticas, o Cais do Sertão realiza o bate-papo "A feminista obra de uma desenhadora", no quadro Conexão Cais desta quarta-feira (28). O evento contará com a presença da desenhadora e jornalista Dani Acioli e mediação da coordenadora de Conteúdo do Cais, a jornalista Clarice Andrade. A partir das 15h, no Instagram @caisdosertao.

Em seus trabalhos, Dani Acioli explora o universo feminino por meio da linguagem figurativa com forte inspiração na xilogravura e no cordel. Entre tecidos, madeiras e cores, seus desenhos abordam o corpo feminino, o pudor, o erotismo e a opressão. Todo esse processo criativo será apresentado e analisado por ela no Conexão Cais.

Leia também:
 Como as mulheres pernambucanas têm reinventado o corpo feminino na arte

Em um cenário dominado pelas produções masculinas, torna-se difícil trazer ao centro outras perspectivas do ofício artístico. Para Dani, o mercado ainda é desigual para as mulheres. "Em um mundo pautado pelo endeusamento da visão masculina, trazer à tona as experiências femininas com o erotismo, a religião e os afetos, infelizmente, é uma tarefa que ainda encontra muita resistência. Faz-se necessário a luta persistente em ocupar um lugar que é nosso", defende a artista.

O trabalho visual de Dani nos últimos anos chegou à Europa, ganhando visibilidade em galerias de arte em Lisboa, com as exposições “No Meu lugar, o que você faria” e “Histeril”. No Recife, entre outros trabalhos, ela coordenou o Projeto Anexo e a Mostra Cultural BR Shopping Recife.

SERVIÇO
Conexão Cais - "A feminista obra de uma desenhadora"
Quando: nesta quarta-feira (28), às 15h
Onde: Instagram @caisdosertao
Quanto: gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL