Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

LITERATURA

Bate-papo sobre obra de Clarice Lispector abre programação do Circuito Cultural de PE

Publicado em: 07/10/2020 16:00 | Atualizado em: 07/10/2020 16:16

Autora de dois livros sobre Clarice, a pesquisadora Nádia Battela falará sobre as relações entre ficção e autobiografia na obra da ucraniana (Fotos: Divulgação)
Autora de dois livros sobre Clarice, a pesquisadora Nádia Battela falará sobre as relações entre ficção e autobiografia na obra da ucraniana (Fotos: Divulgação)


O ano é de Clarice Lispector. Para marcar o centenário da escritora ucraniana, celebrado em dezembro deste ano, estão sendo realizadas ações comemorativas ao redor do Brasil. Lispector chegou ao país ainda muito nova, fugindo do antissemitismo disseminado na Rússia, e se tornou um dos maiores nomes da literatura brasileira. A escritora é destaque da inauguração da segunda etapa do Circuito Cultura Digital de Pernambuco, que começa nesta quarta-feira (7), com o bate-papo Clarice Lispector: nos bastidores da pesquisa, uma conversa sobre a produção literária da ucraniana com Nádia Battella Gotlib, mediada pela jornalista e pesquisadora Gianni Paula de Melo. O evento é totalmente online e gratuito, com transmissão através do site.

Autora dos livros, Clarice, uma vida que se conta e Clarice Fotobiografia, a pesquisadora Nádia Battela falará sobre as relações entre ficção e autobiografia, destacando a importância da variedade dos gêneros narrativos a que Clarice se dedicou. Iniciou os estudos sobre a obra de Lispector no início dos anos 1980, depois de uma adolescência imersa nas publicações da escritora. O resultado das pesquisas foi além dos limites do país.

"A divulgação de Clarice no exterior vem de longe, não é coisa de agora, como a imprensa costuma divulgar. O número de traduções e edições foi aumentando gradativamente desde a década de 1950, quando foram publicados dois contos em revistas dos Estados Unidos e um romance, Perto do coração selvagem, em francês. Até 2010 foram traduzidos e editados 180 livros de Clarice no exterior e em 20 países. Não é pouco!”, salienta.

A autora também será lembrada na oficina infantil Os bichos, à moda de Clarice, ministrada nesta quinta-feira (8), que recebeu o título em referência ao conto A fruta sem nome. "Os bichos do conto A Fruta Sem Nome, de Clarice, são as figuras ideais para essa sessão de impressão. Na atividade que farei com as crianças, o quati, o jacaré, a anta e o jabuti viram imagens coloridas para impressão, do tipo carimbo, em papel de gramatura porosa. Além deles, o fruto misterioso, o muçá, aparece aqui e ali nos papéis, como repetidamente na história”, conta o artista plástico Emerson Pontes, à frente da oficina.

 (O mágico Rapha Santacruz integra a programação)
O mágico Rapha Santacruz integra a programação

A programação do Circuito segue até domingo e conta com mais de 40 atividades, entre lançamentos, bate-papos, oficinas, shows, peças de teatro e exibições de filmes. Os interessados poderão participar também de encontros com o premiado escritor Julián Fuks, vencedor de três prêmios Jabutis, Prêmio Saramago, Prêmio Oceanos, com as escritoras Nádia Battella Gotlib, uma das maiores especialistas em Clarice Lispector, e Thalita Rebouças, referência sobre jovens, leituras e relacionamentos.

Duas novas etapas estão previstas para os meses de novembro e dezembro. O evento é uma iniciativa da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) com curadoria da Fundação Gilberto Freyre.

"Foi muito satisfatória a receptividade que a programação de setembro obteve. A diversidade de atividades, de linguagens e de temáticas abordadas permitiu a participação e engajamento do público, contribuindo para consolidar esse formato digital. Para as próximas edições manteremos esse aspecto plural e reafirmaremos o compromisso de envolver artistas das várias regiões de Pernambuco, uma forma de prestigiar a riqueza cultural do estado, ao mesmo tempo em que asseguramos espaços para nomes da cena cultural nacional", promete a curadora do Circuito, Jamille Barbosa.

Outro destaque da programação, o painel Panorama do mercado livreiro no Brasil discutirá a situação do setor fortemente impactado pela recessão econômica, agravada pela Covid-19 e pela proposta de taxação do livro em 20%. O encontro contará com a presença do presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Vitor Tavares, e do ex-presidente da Associação Nacional de Livrarias, Ednilson Xavier. As atrações culturais serão realizadas através de videocasts, espetáculos teatrais e saraus com forte presença da produção artística pernambucana. O GranD Circo das Maravilhas e o mágico Rapha Santacruz são alguns dos nomes da programação.

O Sarau Vozes da Mata Sul será representado pelos poetas do município de Vitória de Santo Antão, Anaíra Mahin, Rildo de Deus e Dennis Anderson, reunindo em recital poemas de autores canônicos, como Ascenso Ferreira e Osman Lins, além de canções autorais e de artistas da região. As crianças poderão contar com atividades variadas que vão preencher as manhãs e tardes de forma lúdica e educativa. Serão oferecidos cineminha, contação de histórias e shows, além de oficinas de estamparia, teatro de bonecos e literatura de cordel.

Confira os destaques da programação:

Quarta-feira (7)
16h30 – Abertura Oficial do Circuito
17h – Live: Clarice Lispector: nos bastidores da pesquisa. Participação da escritora Nádia Battella Gotlib e mediação da jornalista Gianni Paula de Melo

Quinta-feira (8)
9h – Senta, que lá vem história! Contação da história do livro A menina que engoliu um céu estrelado (Cepe), de Gael Rodrigues, com o Tapete Voador
10h – Oficina Os Bichos, à Moda de Clarice. Oficina de estampa com Emerson Pontes
17h – Live: Percursos e percalços de uma trajetória literária. Participação de Julián Fuks e mediação do jornalista Fellipe Torres

Sexta-feira (9)
10h – Oficina Oficina de Literatura de Cordel para Crianças com Mari Bigio.
11h – Bate-papo Panorama do mercado livreiro no Brasil. Participação de Vitor Tavares (presidente da Câmara Brasileira do Livro) e de Ednilson Xavier (consultor literário e ex-presidente da Associação Nacional de Livrarias)
17h – Palestra Jovens e a Leitura: crush ou relacionamento sério? Participação de Thalita Rebouças e apresentação de Luiza Maia. 20h – Sarau Sarau musical Vozes da Mata Sul, com Anaíra Mahin, Rildo de Deus e Dennis Anderson

Sábado
10h – Apresentação cultural GranD Circo das Maravilhas com a Cia Maravilhas
15h – Bate-papo Jogos como veículos narrativos: do role-playing de mesa aos games. Participação de Jacques Barcia e mediação de Renato Mota.
16h – Show Tio Bruninho
19h – Sarau Sarau musical Sobrado 47 com Juliano Holanda e Lucas Torres

Domingo
10h – Apresentação cultural O Matuto, com Rapha Santacruz
11h – Bate-papo A representatividade da mulher na literatura de cordel. Participação de Jarid Arraes e Paola Tôrres e mediação de Érica Montenegro
12h – Lançamento Um espião silenciado (Cepe), de Raphael Alberti. Conversa entre o autor e o jornalista Vandeck Santiago
15h – Bate-papo O crescimento do podcast enquanto plataforma e possibilidades de negócios. Com a participação de Cecília Almeida e Guilherme Gatis e mediação de Renato Mota.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Dra. Rebecca Spinelli
Rhaldney Santos entrevista Thiago Santos (UP)
Aprenda a treinar a mente com exercícios que previnem doenças e turbinam os neurônios
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #Protocordados
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco