Diario de Pernambuco
Busca

Música

Banda pernambucana integra coletânea internacional lançada neste sábado

Publicado em: 16/10/2020 20:13


A banda pernambucana Forró de Cabeça apresenta repertório autoral inédito na coletânea Bugiganga Tropical, uma coleção de quatro discos que ganha lançamento virtual neste sábado (17), às 16h, pelo selo alemão Tropical Diáspora Records. O projeto reúne bandas de várias partes do mundo e une conceitos musicais e estéticos para narrar o drama de escravizados levados da África às Américas, um movimento conhecido como Diáspora Africana.

Além de canções autorais, a Bugiganga Tropical revela direção de arte enfocada em motivos orgânicos. As plantas café, algodão, cacau e cana de açúcar, relacionadas aos povos da Diáspora Africana que trabalharam nos continentes americanos, ajudam a criar uma narrativa sobre a África, Europa e os Originários que deram origem a diferentes expressões culturais.

"Para nós, a conexão com o legado cultural e, no nosso caso, musical está diretamente relacionada aos movimentos transatlânticos do tráfico de escravos da África continental", conta DJ Garrincha, fundador da Tropical Diáspora Records, que assina a curadoria da coletânea ao lado do sócio, DJ Dr. Socrates. O lançamento acontece via live, no canal do selo no Youtube, com bate papo entre DJ Garrincha, integrantes da Forró de Cabeça e mediação da cantora e compositora pernambucana Joanah Flor, artista confirmada em um próximo projeto do Selo.

Durante a live, haverá também um show ao vivo com a Forró de Cabeça, apresentando o repertório que está no Volume 3 da coletânea, cuja capa estampa a cana de açúcar, um espécie que é a cara de Pernambuco. Originária do bairro da Várzea no Recife, a banda é formada por Hans Santos, Priscila Tamar, Jonatan Tavares e Ivanildo Valença. As letras são baseadas em elementos da natureza, uma característica que marca a filosofia da banda, que une música, agroecologia e sustentabilidade. A música "Abelha Mangangá", por exemplo, gravada especialmente para o projeto, fala sobre a relação desse animal com a natureza contemporânea, tentando sobreviver apesar das mudanças climáticas e dos produtos químicos na agricultura.

Os discos estão disponíveis em edição limitada, em formatos especiais em vinil 7”. O conceito visual é assinado pelo designer Matthias Beck, do Estudio Rosebud, com sede em Santa Cruz de Tenerife (Espanha). As capas foram feitas à mão por Harald Weller, em Berlim, utilizando uma impressora original Heidelberg dos anos 1950. Uma verdadeira obra para amantes e colecionadores da música. Interessados podem adquirir o disco diretamente com a banda. Mais informações no site www.tropicaldiasporarecords.com.

SERVIÇO
Live de lançamento Vol 3 coletânea Bugiganga Tropical, com DJ Garrincha, banda Forró de Cabeça e Joanah Flor
Quando: sábado (17), a partir das 16h
Onde: YouTube da Tropical Diáspora (http://tdrgo.co/live)
Quanto: Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL