Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

MÚSICA

Orquestra Criança Cidadã apresenta recital online com música popular

Publicado em: 21/09/2020 09:32

 (Foto: Leandro Lima/Divulgação)
Foto: Leandro Lima/Divulgação
 
A Orquestra Criança Cidadã apresenta o segundo recital online do mês de setembro, novamente com a participação de seu Quarteto de Violoncelos. O concerto, gravado na Caixa Cultural Recife, vai ao ar no canal da OCC no YouTube, nesta quarta-feira (23), às 20h. Formado pelos alunos Miqueias Santana, Diego Dias, Gabriel David Marques e Davi Christian, o grupo de câmara terá como convidado o músico Thierry Santos, estudante de percussão do projeto social. 

Miqueias conta que o quarteto nasceu em novembro de 2019, graças a um convite para a Semana da Música da Igreja Batista Imperial, no bairro de Joana Bezerra. "Mas sempre houve o desejo de formar um quarteto de 'cellos' na orquestra, juntando o repertório erudito – como Bach, Mozart e Händel – e o popular – com Pixinguinha, Nazareth e outros. A maioria dos arranjos, inclusive, conseguimos pela própria internet", explica. 
  
O recital apresentará seis peças. Libertango, de Astor Piazzolla, Csárdás, de Vittorio Monti e Nothing else matters, do Metallica, envolvem apenas os quatro violoncelistas. Já na segunda metade, Thierry Santos se junta aos colegas de projeto na parte nacional do repertório, que conta com três clássicos da música popular brasileira: Carinhoso, de Pixinguinha”, Odeon, de Ernesto Nazareth, e Trem das onze, de Adoniran Barbosa. 

Os recitais online foram uma das formas que a Caixa e a OCC encontraram para que o público possa continuar acompanhando os concertos dos alunos do projeto enquanto os concertos presenciais não têm previsão de volta. No dia 30, o último recital online de setembro estreia peças escritas por alunos da própria Orquestra Criança Cidadã, em iniciativa inédita entre projetos sociomusicais brasileiros. 

A Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque é um projeto social realizado pela Associação Beneficente Criança Cidadã, incentivado pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal. 

SERVIÇO  
Recital online do Quarteto de Violoncelos da Orquestra
Quando: Quarta-feira (23), às 20h

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
De 1 a 5: obras de Isabela Cribari em Antropocenas
Enem para todos com o professor Fernandinho Beltrão #394 - Biomas aquáticos
Onda de protestos após assassinato em supermercado
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 23/11
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco