Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

RETOMADA

Após cinco meses sem atividades, museus de Pernambuco reabrem as portas

Publicado em: 16/09/2020 09:44 | Atualizado em: 16/09/2020 10:07

Em cartaz no Museu da Arte Sacra, no Alto da Sé, em Olinda, a mostra Rogai por Nós propõe leituras filosófica, histórica e social das artes sacras e religiosas. (Foto: Divulgação
)
Em cartaz no Museu da Arte Sacra, no Alto da Sé, em Olinda, a mostra Rogai por Nós propõe leituras filosófica, histórica e social das artes sacras e religiosas. (Foto: Divulgação )

Após uma pausa de mais de cinco meses provocada pela pandemia do novo coronavírus, museus, galerias e outros espaços de fomento à arte em Pernambuco retomam o funcionamento hoje. O Museu do Estado de Pernambuco, Estação Capiba - Museu do Trem, Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), Museu Regional de Olinda, Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, Museu da Imagem e do Som de Pernambuco, Torre Malakoff e Espaço Pasárgada, todos na Região Metropolitana do Recife, voltam a receber o público seguindo normas de distanciamento e cuidados de higiene.

Os espaços retornam com exposições permanentes. O Maspe, localizado no Alto da Sé, em Olinda, tem a mostra Rogai por nós, que propõe leituras filosófica, histórica e social das artes sacras e religiosas. O horário de visitação dos equipamentos é de terça a sexta, das 11h às 17h (o Espaço Pasárgada abre de segunda a sexta), sábados e domingos, das 14h às 17h. Ações de música, teatro, cinema e saraus realizadas nesses locais permanecem suspensas. O Museu do Mamulengo - Espaço Tiridá, que funciona no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, também reabre hoje totalmente adaptado, com horário especial das 9h às 13h. No local, também foi liberado o funcionamento da loja da Cepe Editora e do Centro de Artesanato de Pernambuco.

Os equipamentos devem seguir um protocolo geral elaborado pelo governo do estado. Entre eles, o limita da capacidade máxima por ambiente e turnos de visitação e regras de circulação com distanciamento na proporção de um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas expositivas internas e um visitante a cada 10 m2 nas áreas externas. Também consta no documento um aumento da periodicidade da limpeza e desinfecção do local e uso obrigatório de máscara.

Os cafés, restaurantes e demais serviços instalados dentro dos museus também deverão obedecer às normas sanitárias. Cada equipamento será adaptado de acordo com as necessidadess e terá sinalização informativa acerca das recomendações e práticas para funcionários e público. A flexibilização não atingirá, neste momento, o Museu do Barro de Caruaru, o Teatro Arraial Ariano Suassuna e os cinemas São Luiz e Cineteatro Guarany, também ligados à Fundarpe.

O Paço do Frevo e a Arte Plural Galeria, ambos no Bairro do Recife, foram os primeiros a reabrir as portas, na última semana. Todo o setor foi liberado para retornar a operação no dia 31 de agosto, mas os espaços precisaram passar por um processo de readequação das estrutura e implementação de procedimentos de prevenção.

OUTUBRO
O Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), Museu da Cidade do Recife, o Murillo La Greca, Galeria Janete Costa, Memorial Luiz Gonzaga e Núcleo Afro, geridos pela Prefeitura do Recife, ainda estão nos ajustes finais e devem ser reabertos no dia 1º de outubro. O Instituto Ricardo Brennand (IRB), na Zona Oeste do Recife, retomará o funcionamento a partir de 2 de outubro.

Já o Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife, tem feito capacitações, mas ainda não tem previsão de retorno. O Museu do Homem do Nordeste (Muhne) reabrirá parcialmente à medida que as instalações dos sistemas estruturais e de segurança forem avançando - a meta é reabrir o espaço expositivo até dezembro.  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Ministério da Saúde autoriza volta parcial da torcida na Série A
Resumo da semana: acidente em Boa Viagem, aulas liberadas e reinauguração do Geraldão
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #101 Actina e Miosina
Rhaldney Santos entrevista advogada Rafaella Simonetti do Valle
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco