Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

CULTURA POPULAR

Ana das Carrancas pode se tornar Patrona da Arte Ceramista de Barro em PE

Publicado em: 01/09/2020 17:20

 (Foto: Fred Jordão/Divulgação)
Foto: Fred Jordão/Divulgação

A artista plástica Ana Leopoldina Santos, mais conhecida como Ana das Carrancas, falecida em 2008, pode se tornar a Patrona da Arte Ceramista de Barro em Pernambuco. A deputada estadual Teresa Leitão (PT) concedeu parecer favorável ao título nessa segunda (31) durante reunião da Comissão de Constituição, Legislativa e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A iniciativa provém de um Projeto de Lei de autoria do deputado Antônio Coelho.

De acordo com a deputada estadual, o reconhecimento detaca a importância de Ana das Carrancas para a arte popular de Pernambuco. "Ana das Carrancas tem uma história belíssima de resistência, além de seu posicionamento crucial na luta pela preservação da cultura e na luta do povo negro. Ana conseguiu retratar esses elementos em sua arte, que representa Petrolina e região de maneira marcante - através da precisão, destreza, e inventividade da sua arte na cerâmica e no barro”, afirma Teresa.

A deputada destacou também a relevância da homenagem como maneira de destacar o papel da artista como uma figura de empoderamento da mulher negra. “O título de Patrona da Arte Ceramista é muito justa, que dignifica a arte popular e a história das mulheres negras na sua resistência”, pontua.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista o candidato à prefeitura do Recife Coronel Feitosa (PSC)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #162 Anelídeos: segmentação corporal e parapódios
De 1 a 5: Dicas para a sua bicicleta ser seu transporte diário
Ministério da Saúde autoriza volta parcial da torcida na Série A
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco