Diario de Pernambuco
Busca

MÚSICA

Rosinha de Valença é imortalizada em disco-tributo produzido por Maria Bethânia

Publicado em: 03/08/2020 18:35 | Atualizado em: 03/08/2020 18:39

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução


A trajetória da violonista e compositora Rosinha de Valença foi homenageada com o disco-tributo Namorando a rosa, produzido por Maria Bethânia com participação de Chico Buarque, Caetano Veloso, Alcione, Bebel Gilberto, Miúcha, Martinho da Vila e Joana. O álbum foi lançado na última quinta-feira (30), dia em que a artista completaria 79 anos e pode ser conferido neste linkNamorando a rosa privilegia a produção autoral de Rosinha e reúne 13 faixas, duas delas compostas para o álbum: Prelúdio da rosa, do violonista Turíbio Santos, e Mais uma rosa, escrita por Hermeto Pascoal.

O disco-tributo foi inspirado no vinil que Rosinha lançou em 1976, Cheiro de mato, e a iniciativa partiu de Maria Bethânia, que contou com a direção e o violão de Rosinha em vários discos e espetáculos. Também produtora do tributo, Bethânia o editou por seu selo, o Quitanda, em 2005, com distribuição da Biscoito Fino. A lista de convidados inclui Chico Buarque, Caetano Veloso, Alcione, Bebel Gilberto, Miúcha, Martinho da Vila e Joana. Participam da parte instrumental os veteranos parceiros de Rosinha Hermeto Pascoal e Turíbio Santos, Célia Vaz e Yamandu Costa, que muitos consideram herdeiro musical de Rosinha.

O disco abre com a própria Rosinha e sua versão primorosa para o chorinho Pedacinhos do céu, de Waldir Azevedo. Na sequência, Chico Buarque faz dueto com Bebel Gilberto na toada Os grilos são astros, enquanto Bethânia interpreta Usina de prata, ambas criações de Rosinha, com novos arranjos de Jaime Alem. Miúcha, co-produtora do tributo, escolheu Meu zelos; Alcione Interior e Martinho uma parceria com Rosinha, Pro amor de Amsterdam.

Yamandú Costa faz versão vigorosa para Rosinha, essa menina, que Paulinho da Viola já havia dado à Rosa. O projeto conta ainda com Dona Ivone Lara cantando com Bethânia a sua Sonho Meu (feita com Delcio Carvalho) e Caetano Veloso em dueto com a irmã na toada A pescaria (Wilson Ribeiro/Conceição Alves).

Repertório do disco-tributo:

Pedacinhos do Céu (Waldir Azevedo)
Rosinha de Valença

Os Grilos São Astros (Rosinha de Valença)
Chico Buarque/Bebel Gilberto

Usina de Prata (Rosinha de Valença)
Maria Bethânia

Sonho Meu (Dona Ivone Lara/Délcio Carvalho)
Dona Ivone Lara/Maria Bethânia

Rosinha, Essa Menina (Paulinho da Viola)
Yamandú Costa/Trio Madeira Brasil

Interior (Rosinha de Valença)
Alcione

Pro Amor de Amsterdam (Rosinha de Valença/Martinho da Vila)
Martinho da Vila

Prelúdio Da Rosa (Turibio Santos)
Turibio Santos

Chuá, Chuá (Pedro de Sá Pereira/Ari Pavão)
Joanna/Maria Bethânia

Meus Zelos (Rosinha de Valença)
Miúcha

Mais Uma Rosa (Hermeto Pascoal)
Hermeto Pascoal

Madrinha Lua (Rosinha de Valença)
Maria Bethânia

A Pescaria (Wilson Ribeiro Pimentel/Conceição Alves Ferreira)
Caetano Veloso/Maria Bethânia

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL