Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

MOSTRA

NaPerifa: Mostra exibe trabalhos de artistas pernambucanos de periferia

Publicado em: 10/08/2020 12:06 | Atualizado em: 10/08/2020 13:52

Entre os trabalhos de fotografias está De Khalo mas não me calo porque na arte que falo, de Thiago Souza. (Foto: Reprodução/NaPerifa)
Entre os trabalhos de fotografias está De Khalo mas não me calo porque na arte que falo, de Thiago Souza. (Foto: Reprodução/NaPerifa)
 
Fruto da parceria entre o coletivo Coquevídeo – Formação e Experimentação em Audiovisual no Coque e o Instituto Moreira Salles, através do programa IMS Convida, foram selecionados 47 projetos para o "Narrativas Periféricas do Fim desse Mundo".  Essa ação tem como objetivo apoiar artistas periféricos de Pernambuco durante a pandemia. A partir desta segunda (10), o resultado está disponível na mostra NaPerifa, que pode ser acessada no site: naperifa.org.

O projeto teve a preocupação de mostrar que a pluralidade está expressa de múltiplas maneiras. As obras vêm não só da Região Metropolitana do Recife, mas também do Litoral aos Sertões, passando pelo Agreste e Zona da Mata, em periferias urbanas, rurais e comunidades indígenas e quilombolas. 

Entre ensaios fotográficos e vídeos, há uma variedade de linguagens artísticas e formas de narrar a periferia: retratos, colagens, vídeos experimentais e documentais. São de denúncias, ficções, animações, relatos, diários, entre outros.
 
Entre os trabalhos que compõem a categoria RMR, está o curta de animação Isolamento, de Anderson Oliveira, e o curta Oito da noite, de Amanda du Brasil. A mostra conta com duas categorias específicas para as produções do Coque. Já a categoria PE, traz trabalhos das regiões Agreste e Sertão do Estado, como Zona da Mata Além do Norte, de Rúbia Batista, e Em Si, de Cora Acor e Isaac Zuza. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista advogada Rafaella Simonetti do Valle
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
Brasil é vítima de desinformação sobre meio ambiente, diz Bolsonaro
Rhaldney Santos entrevista o empreendedor digital Harry Thorpe, criador da plataforma Miauu
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco