Viver
MOSTRA
NaPerifa: Mostra exibe trabalhos de artistas pernambucanos de periferia
Publicado: 10/08/2020 às 12:06

Entre os trabalhos de fotografias está De Khalo mas não me calo porque na arte que falo, de Thiago Souza./Foto: Reprodução/NaPerifa
Fruto da parceria entre o coletivo Coquevídeo – Formação e Experimentação em Audiovisual no Coque e o Instituto Moreira Salles, através do programa IMS Convida, foram selecionados 47 projetos para o "Narrativas Periféricas do Fim desse Mundo". Essa ação tem como objetivo apoiar artistas periféricos de Pernambuco durante a pandemia. A partir desta segunda (10), o resultado está disponível na mostra NaPerifa, que pode ser acessada no site: naperifa.org.
O projeto teve a preocupação de mostrar que a pluralidade está expressa de múltiplas maneiras. As obras vêm não só da Região Metropolitana do Recife, mas também do Litoral aos Sertões, passando pelo Agreste e Zona da Mata, em periferias urbanas, rurais e comunidades indígenas e quilombolas.
Entre ensaios fotográficos e vídeos, há uma variedade de linguagens artísticas e formas de narrar a periferia: retratos, colagens, vídeos experimentais e documentais. São de denúncias, ficções, animações, relatos, diários, entre outros.
Entre os trabalhos que compõem a categoria RMR, está o curta de animação Isolamento, de Anderson Oliveira, e o curta Oito da noite, de Amanda du Brasil. A mostra conta com duas categorias específicas para as produções do Coque. Já a categoria PE, traz trabalhos das regiões Agreste e Sertão do Estado, como Zona da Mata Além do Norte, de Rúbia Batista, e Em Si, de Cora Acor e Isaac Zuza.
Últimas

Mais Lidas
