Diario de Pernambuco
Busca

CINEMA

Filme com exibição gratuita conta história de luta social do padre Reginaldo Veloso

Publicado em: 03/08/2020 10:24 | Atualizado em: 03/08/2020 14:25

Reginaldo lutou por melhoras sociais no Recife. (Foto: Thalyta Tavares/Esp.DP)
Reginaldo lutou por melhoras sociais no Recife. (Foto: Thalyta Tavares/Esp.DP)

No aniversário de 83 anos do religioso Reginaldo Veloso, administrador paroquial no Morro da Conceição nas décadas de 70 e 80, um documentário celebra sua história. Reginaldo Veloso: O Amor Mais Profundo, primeiro filme dirigido por Daniela Kyrillos,  conta a vida e formação do padre até ser expulso das funções sacerdotais por suas ligações com a Teologia da Libertação. O público poderá conferir o filme nesta segunda-feira (03), às 20h, no canal do filme do filme no Youtube. O longa ficará disponível por 48h na plataforma.
 
O documentário revela um padre Reginaldo pelo olhar do amor como fio condutor. Ordenado em Roma em 1961, dois dias antes da conclamação do Concílio Vaticano II.  De volta ao Brasil em 1966,  Reginaldo passou a lutar por justiça social ao lado das populações pobres e oprimidas, especialmente no bairro de Casa Amarela, zona norte do Recife. Contestando posições conservadoras da Igreja, ajudou o povo a reivindicar do poder público o acesso à água, habitação, transporte e outros direitos fundamentais.
 
Estreia de Daniela Kyrillos na direção, o documentário começou a ser feito ainda em 2017.  “O material foi todo gravado em 2017 às pressas porque fui transferida do Recife para o Rio de Janeiro, e com isso, parte das entrevistas não teve as melhores condições técnicas. Mesmo assim, segui em frente pela paixão em compartilhar essa história.  Busquei abordar o amor que cercou a vida inteira dele. Amor pelo pai, amor por Deus, e aí vem o amor pelos pobres, até que chega o amor de forma inesperada nos anos 90, quando vem a esposa e um filho”, afirma Daniela.
 
A produção dá voz a diversas pessoas importantes para a comunidade e o contexto histórico e político dos movimentos sociais, durante a ditadura militar e a mudança de direção da Igreja Católica no Recife com a renúncia de Dom Hélder Câmara em 1985, como a líder comunitária Helena Lopes e o teólogo e professor da Unicap, Gilbraz Aragão.
 
SERVIÇO
Pré-estreia do filme Reginaldo Veloso: O Amor mais Profundo, de Daniela Kyrillos
Quando: Segunda-feira (03), às 20h. O filme ficará disponível por 48 horas
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL