Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Escola de inovação da Fundaj lança curso online de Design Thinking

Publicado em: 01/07/2020 14:13 | Atualizado em: 01/07/2020 16:41

A Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP) da Fundação Joaquim Nabuco fica na unidade do Derby (Foto: Fundaj/Divulgação)
A Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP) da Fundação Joaquim Nabuco fica na unidade do Derby (Foto: Fundaj/Divulgação)

A Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP) da Fundação Joaquim Nabuco anunciou, nesta quarta-feira (1º), um curso de Design Thinking (em português, algo como 'desenvolver pensando') que lança luz no gerenciamento de necessidades do mercado de forma colaborativa, prática e criativa. O curso aplica esse conceito no setor público e será ministrado pela instrutora Camila Medeiros, Coordenadora-Geral de Gestão do Conhecimento, Tecnologia e Prêmios da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A formação tem início no próximo dia 14, das 9h às 12h, através de plataforma virtual. As inscrições podem ser feitas através do Sympla (clique aqui para acessar).

De acordo com o diretor de Formação Profissional e Inovação (Difor), Wagner Maciel, a oferta integra a grade de cursos que foram pensados ainda em dezembro de 2019 e reformuladas para atender às novas necessidades. “Durante o redesenho do planejamento e processos internos, optamos pela Inovação no Setor Público como eixo. Diversos cursos dialogam com esta temática, a exemplo de Governança, IN-05 e Transformação Digital. Design Thinking também surge da necessidade de capacitar e qualificar o servidor público com novas ferramentas de gestão. Está presente no setor privado e se transporta agora para o setor público. Com servidores capacitados teremos melhores serviços e resultados. Quem ganha é a sociedade”, celebrou o diretor.

Com carga horária de 21 horas/aula, estão sendo oferecidas 100 vagas para público geral, com preferência de seleção para funcionários públicos. A realização acontece ao longo de dois meses e está dividida em seis encontros via Hangouts Meet, nas terças e quintas-feiras (14, 16, 21, 23, 28 de julho e 4 de agosto). O processo seletivo avaliará os seguintes critérios: currículo (40%) e carta de intenções (60%). Além de aulas expositivas e trocas entre os alunos da sala virtual, os participantes contarão com atividades em grupo e discussão de casos práticos. Origem, conceitos, valores e etapas do Design Thinking, além da imersão, concepção, criatividade e desenvolvimento de protótipos estão entre os temas abordados nesta modalidade de ensino à distância (EAD).

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Brasília (UnB), Camila Medeiros é especialista em Design Gráfico e Comunicação Web 2.0. Ao longo de sua trajetória, atual como facilitadora de inovação no gerenciamento de projetos, a exemplo da política de inovação da Anvisa. É co-fundadora do coletivo iGOVnights, movimento de servidores públicos para a discussão de temas relacionados à inovação no governo. Atualmente é coordenadora-geral de Gestão do Conhecimento, Tecnologias e Prêmios da Enap. “O mundo competitivo exige mais das instituições e corporações. É preciso buscar por ferramentas que implementem a inovação como diferencial capaz de elevar o status a um novo nível”, destacou Medeiros.

SERVIÇO
Curso de Design Thinking, com Camila Medeiros
Onde: Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP)
Quando: A partir de 14 de julho, das 9h às 12h
Plataforma: Hangouts Meet
Vagas: 100
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL