Diario de Pernambuco
Busca

MÚSICA

Banda recifense Kalouv lança novo single e clipe em celebração aos seus 10 anos

Publicado em: 31/07/2020 11:10

O novo single da banda conta com a participação de Dinho da banda Boogarins. (Foto: Divulgação)
O novo single da banda conta com a participação de Dinho da banda Boogarins. (Foto: Divulgação)
 
Uma trilha sonora para a vida cotidiana. Assim a banda recifense Kalouv se definiu há dez anos, quando foi fundada. Ao longo do tempo, mesmo com as reconfigurações no som instrumental, ascensão em festivais pelo país e mudanças na formação, a definição continua atual: um som para vida cotidiana, suas correrias, seus momentos mais calmos, de encontros e despedidas. Para iniciar esta nova década, o grupo se prepara para novos caminhos e lançamentos de projetos, entre eles o single e videoclipe de Talho, primeira música com letra da Kalouv, disponível a partir desta sexta-feira (31) no YouTube e outras plataformas de streaming. A faixa conta com participação de Dinho Almeida, da banda goiana Boogarins.

A banda começou como a fusão entre dois projetos, de experimentações distintas: uma de metal, outra de MPB. De sonoridades tão distintas, nasceu a Kalouv, criada a partir de um nome que queria construir seu próprio significado. Nos interesse em comum dos integrantes, estavam bandas como Mogwai e Explosions in the Skies, além de música instrumental, math rock, jazz e trilhas sonoras. O grupo é composto por Basílio Queiroz (baixo), Bruno Saraiva (teclado), Matheus Araújo (guitarra), Rennar Pires (bateria), Saulo Mesquita (guitarra) e Túlio Albuquerque (guitarra). Nesses dez anos, a Kalouv fez parte ativamente da cena recifense e rodou por festivais. “Nesses 10 anos, a gente participou de diversos embriões de cena. Vimos um momento forte na Rua do Lima até festival de rock progressivo no Burburinho, entre tantos outros”, conta Túlio.

Neste ano, a banda mudou de formação, com a mudança do guitarrista Saulo Mesquita para Portugal. O fim da formação original é, de toda maneira, um novo caminho, que começa a ser moldado pelo single Talho. “A gente está nesse processo de se redescobrir, compondo sem definição exata do que vai fazer. É legal reimaginar a banda. Um dos projetos é um álbum que a gente possa encontrar mais pessoas”, diz Túlio.

O clipe tem visual nostálgico e lo-fi, feito a partir de um arquivo da banda com mais de 60GB, montado por Luara Olívia. “O Pluvero (2014) é um disco ainda muito prolixo. O Elã (2017), a gente fez um exercício para se comunicar melhor, as pessoas ficavam mais conectadas. Talho já é uma música mais dançante, com elementos de percussão. Isso vai muito do que a gente gosta de ouvir. Ela também tem samples que são áudios que os amigos gravaram em viagens”, explica o guitarrista.

Para a letra, Dinho Almeida explica que quis colocar a ideia de movimento e relembrar memórias da estrada. “Eu tinha acabado de voltar de uma turnê longa com o Boogarins e estava com meu celular cheio de mensagens de áudio carinhosas. Daí, comecei a brincar de recortar alguns desses e botar na música. Achei que só isso bastava, porque de uma certa forma mantinha a coisa da banda instrumental, mas aí a ideia fechou o caminho, me veio o estalo desses versos e foi muito prazeroso poder construir essa paisagem toda, de som, palavra, ideias e sentimentos”, conta o vocalista da Boogarins.
 
 

Essa inserção de elementos de tecnologias, nostalgia e videogames de 8-Bit é herança da fase Elã (2017). De fato, o trabalho é um divisor de águas, ao mesmo tempo que pode atrair um fã clássico de rock progressivo, com elementos muito contemporâneos. De referências de jogos como Hotline Miami até sons da trilha da saga Zelda, da Nintendo, o disco traz new wave, synthpop e game music, e ajudou a banda a firmar uma paisagem, que inclui o clipe de Moo Moo, em uma sonoridade mais pop e concisa.

Neste ano, a banda revisitou sua história no #Kalouv10Anos, com um compilado de fotos e vídeos de cada ano de sua carreira, com shows, bastidores e lançamentos. Outro trabalho foi a série do IGTV “Nós e a Kalouv”, que trouxe a cada edição um dos integrantes falando sobre criação e a relação com sua música preferida do grupo. O grupo também lançou as faixas Bolha e Cidades desertas, que ganharam sua primeira versão em vídeos lançados no YouTube. Talho é a canção que encerra um processo e conta com a arte de Maria Eugênia Franco. “É justamente esse ato de talhar, esse corte em um árvore, uma poda, que ao mesmo tempo que corta faz nascer outros ramos”, finaliza Túlio.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL