Viver
acervo
Cepe disponibiliza acervo digital da revista Continente Documento, fora do mercado há 13 anos
Publicado: 08/04/2020 às 18:10
/Foto: Reprodução
Foram digitalizadas 54 edições da Continente Documento, revista de periodicidade mensal e que circulava com tiragem de 10 mil exemplares. Uma das edições contém uma seleção de 30 contos para adultos, com textos de Raimundo Carrero, Gilvan Lemos e Moacyr Scliar, e outra resgata 20 contos populares para crianças. O primeiro número foi publicado em setembro de 2002 com a história da ocupação holandesa no Nordeste brasileiro no século 17. A publicação começou a ser vendida a R$ 3 e quando parou de circular custava R$ 6,50.
A Continente Documento era um subproduto da revista Continente Multicultural (hoje denominada apenas Revista Continente), lançada pela Cepe em dezembro de 2000. "A ideia era fazer números mais monográficos, verdadeiros livros, uma revista com jeito de livro, num formato que o jornalismo diário não poderia atender. É um material voltado para a pesquisa escolar e consultas, ela não tem essa coisa efêmera do jornalismo", explicou o jornalista e criador das duas publicações, Mário Hélio Gomes da Silva, ao destacar a atemporalidade da revista.
De acordo com o superintendente do Departamento de Digitalização, Gestão e Guarda de Documentos da Cepe, Igor Burgos, o portal Acervo Cepe tem mais de 800 mil páginas digitalizadas e encontra-se com projetos em desenvolvimento. "Estamos finalizando a digitalização de materiais do Instituto Miguel Arraes, para ser inserido no site ainda este ano", contou.
Últimas

Mais Lidas
