Diario de Pernambuco
Busca

ESPECIAL FRANCISCO BRENNAND

Um apaixonado por cinema

Publicado em: 20/12/2019 12:46

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A história de Brennand já se tornou cinema. A partir do olhar de sua sobrinha-neta Mariana Brennand, o documentário Francisco Brennand, de 2012, foi exibido no Festival International du Film sur L’Art (FiFA), em Montreal, no Canadá. Através de seus diários, editados pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) em 2016, o longa narra a vida e obra do artista. Com apurado de mais de 60 anos de sua trajetória artística, o documentário se desloca para o bucolismo de seu ateliê na Várzea e mostra um pouco da intimidade por trás do mestre. O filme teve Walter Carvalho como diretor de fotografia e narração da atriz Hermila Guedes.

Por onde passou, o filme foi aclamado. Ganhou Melhor Documentário e Melhor Filme na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2012. Em entrevista à Folha de S. Paulo, em 2013, Brennand falou sobre a produção e sua relação com o cinema. “Eu sou um apaixonado por cinema, e me dou até ao direito de escrever sobre cinema, sobre Antonioni, gosto muito de Buñuel, gosto muito de Bergman. O filme é um documentário, a própria palavra está dizendo e, dentro disso a que ele se propõe, acredito que ela (Mariana) se saiu muitíssimo bem. Agora, na realidade, ela está documentando a trajetória de um artista envelhecido, com 85 anos, e eu acho o ritmo do filme lento. Lento como eu estou lento. Eu posso aqui estar falando de uma maneira desembestada, mas na realidade meus movimentos não são assim. Minha fala ainda é agônica.”

"Eu sou um apaixonado por cinema, e me dou até ao direito de escrever sobre cinema, sobre Antonioni, gosto muito de Buñuel, gosto muito de Bergman. O filme é um documentário, a própria palavra está dizendo e, dentro disso a que ele se propõe, acredito que ela (Mariana) se saiu muitíssimo bem.”
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL