Diario de Pernambuco
Busca

Realização

Crianças do Recife realizam sonho de assistir a espetáculo de balé internacional

Publicado em: 03/05/2019 18:52 | Atualizado em: 03/05/2019 19:26

Foto: Reprodução/Instagram (Foto: Reprodução/Instagram)
Foto: Reprodução/Instagram (Foto: Reprodução/Instagram)
A adolescente Franciely Thaynanda Ferreira dos Santos tem apenas 15 anos, mas sabe bem o que quer para a sua vida: "sonho em ser bailarina. Quero tentar fazer um intercâmbio e conhecer outros países dançando. A gente que tem um sonho deve tentar conquistá-lo”. Ela e outras 39 meninas que participam do projeto social Pontinha de Futuro, no Alto Santa Isabel, Zona Norte do Recife, estão perto de dar um passo em direção a esse sonho. Neste sábado (4), elas irão conhecer o Balé Imperial da Rússia, que se apresentará na capital pernambucana às 19h no Teatro Guararapes. O MIRIM Brasil participou da articulação para viabilizar a ida das meninas para assistir ao espetáculo.

O repertório do espetáculo "O Melhor de Tchaikovsky" trará trechos de três importantes balés: "O Lago dos Cisnes", "A Bela Adormecida" e "O Quebra-Nozes". “Assistir a um grande balé é sempre uma emoção. Mas desta vez é maior, vai além. Assistir o balé da Rússia, ao lado dessas crianças, para mim tem sabor especial. Desde que soube, não penso em outra coisa. Principalmente quando penso na reação de todos eles assistindo aquilo que era um sonho distante e agora está tão perto”, afirma a idealizadora e coordenadora do projeto Pontinha de Futuro, Jay Figueirêdo. 

E a realização desse sonho só será possível graças ao envolvimento de diversas pessoas. O empresário Roosevelt de Menezes teve um papel importante. Em 48 horas, ele mobilizou amigos em grupos de WhatsApp e arrecadou a quantia necessária para levar as meninas ao evento em segurança e pagar os ingressos delas. 

“Eu aprecio muito o trabalho do MIRIM. Em uma conversa informal com Sylvia surgiu esse assunto. Também gosto de balé e vi como uma oportunidade única para as crianças. Nem sempre um espetáculo como este vem para o Brasil. Consegui arrecadar por meio do grupo de WhatsApp na minha lista de contatos pessoais. Até pessoas de outros Estados participaram”, conta Roosevelt.

A Art Rec, produtora que organiza o evento no Recife, colaborou com a iniciativa, dando desconto de 60% no valor dos ingressos.

"O MIRIM Brasil fica muito feliz por articular essa ida do Pontinha de Futuro ao teatro para ver o Balé Imperial da Rússia. E pensar que essa ideia nasceu de uma conversa despretensiosa”, comenta a presidenta do MIRIM, Sylvia Siqueira Campos.

Pontinha de Futuro

O projeto Pontinha de Futuro dá aulas gratuitas de balé a 87 meninas e adolescentes, com idades entre 3 e 16 anos, no Alto Santa Isabel. 

Para ingressar e se manter no projeto, as meninas precisam estar matriculadas em uma escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio, frequentar regularmente as aulas na escola e ter boas notas. 

Cada aprendiz de bailarina tem uma "madrinha", que é responsável por providenciar o primeiro uniforme completo de balé, se dispõe a ajudar com materiais que sejam eventualmente necessários, além de incentivar a menina a se empenhar tanto no ballet quanto na vida escolar.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL