Diario de Pernambuco
Busca

arte

4ª Pequeno Encontro da Fotografia leva programação inteiramente feminina a Olinda

Com o tema 'O lugar da mulher na fotografia', o evento acontece de 31 de agosto a 2 de setembro, no sítio histórico da cidade

Publicado em: 29/08/2018 19:17 | Atualizado em: 29/08/2018 19:25

O evento vai contar com a participação de renomadas profissionais da área. Foto: Divulgação

Para apresentar e debater as diversas vertentes da arte de fotografar, o município de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, recebe de 31 de agosto a 2 de setembro, a 4º edição do Pequeno Encontro da Fotografia. Com o tema “O lugar da mulher na fotografia” a iniciativa busca articular a fotografia com outras linguagens e maneiras de trabalhar a imagem, abordando produções e pesquisas desenvolvidas em Pernambuco. Realizado desde 2012, o projeto trás na programação uma série de atividades gratuitas como oficinas, palestras, exposições, projeções, leituras de portfólios e várias outras atrações espalhadas pelo sítio histórico de Olinda, das 9h da manhã às 22h na sexta e sábado e das 9h às 19h no domingo. 

O evento vai contar com a participação de renomadas profissionais da área como Mila Souza, Thaisa Figueiredo, Rosângela Rennó, Lívia Aquino e Mariana Lacerda entre outras, que juntas apresentarão uma seqüência de materiais feitos especialmente para valorizar a presença feminina no seguimento e na sociedade. De acordo com uma das coordenadoras do evento, Maria Chaves, além de mostrar o potencial dos materiais, o encontro é uma oportunidade para levantar o debate sobre a posição da mulher no mundo. “As mulheres tiveram uma participação fundamental na história da fotografia, desde a sua invenção, sem ter o devido mérito. Desde Constance, companheira de Fox Talbot, um dos inventores da fotografia, passando por Gerda Taro, esposa de Robert Capa, fundador da agência Magnum, sempre foram alçadas a um papel secundário, nunca de protagonista. Ou ainda foram censuradas e marginalizadas ao tentar expor seus próprios dramas, como a norte-americana Nan Goldin”, comentou Chaves. 

Ainda segundo a fotógrafa, a idéia do projeto este ano não é exaltar as trajetórias de mulheres, mas contribuir com espaço para as narrativas femininas contemporâneas, que têm abordagens próprias nas artes visuais. “A fotografia é feita de encontros. Encontros de pessoas, olhares, lugares, sonhos. E, por acreditar na potência dos enlaces que surgem do afeto, o Pequeno Encontro da Fotografia foi idealizado para promover um espaço de trocas e aprendizados. No Brasil, importantes fotógrafas como Maureen Bisilliat e Claudia Andujar não têm seus trabalhos tão reconhecidos quanto outros tantos masculinos no cenário nacional e isso tem que mudar” completou. 

O evento acontece desde 2012, nas ruas cidade alta. Foto: Mila Souza


Entre os lugares confirmados no roteiro da programação deste ano estão: o Museu de Arte Contemporânea – MAC, Casa do Turista, Mercado da Ribeira, Sebo Casa Azul, Solar da Marquesa e Balea. Em paralelo à programação do encontro, uma série de exposições fotográficas selecionadas pela coordenação tomam lugar em espaços culturais da cidade alta. 

A edição 2018 é marcada ainda pelo ampliamento da participação de pessoas com deficiências (PCD). Em parceria com o projeto de fotografia participativa, FotoLibras, a produção recebeu o auxilio da consulturia da COMacessibilidade e irá realizar uma divulgação dirigida para surdos através do serviço de interprete durante todo o trajeto. Outra novidade deste ano é a realização de uma oficina direcionada a jovens com entre 12 e 16 anos, ministrada pela fotógrafa pernambucana Mila Souza. A oficina “Retratos de família – Um olhar antropológico” acontece nos dias 29, 30 e 31 de agosto, na Escola Municipal de Tempo Integral Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Amaro Branco. Os participantes são alunos da instituição e as atividades devem contribuir com os projetos interdisciplinares que fazem parte do currículo da escola. 

Já passaram pelo encontro nomes como Maureen Bisilliat (Reino Unido/SP), Moacir dos Anjos (PE), Celso Oliveira (RJ/CE), Paulo Rossi (SP/PB), Fernanda Grigolin (PR/SP), Eustáquio Neves (MG), Ronaldo Entler (SP), Paula Sampaio (PA), Ricardo Peixoto (PB) e Alexandre Sequeira (PA). A 4ª edição do Pequeno Encontro da Fotografia é idealizada e coordenada pelos fotógrafos Eduardo Queiroga, Maria Chaves e Mateus Sá, tem produção da Proa Cultural, com incentivo do Governo do Estado, por meio do Funcultura, e apoio da Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Patrimônio e Cultura. 
 
Serviço
4º Pequeno Encontro da Fotografia em Olinda
Quando: 31 de agosto à 02 de setembro
Onde: Sitio Histórico de Olinda
Quanto: Gratuito
Informações: (81) 3419-8070  

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL