Artes visuais Quatro exposições abrem nesta quinta-feira em museus e galerias do Recife Mamam, Espaço Brennand, Sesc Casa Amarela e Centro Cultural Correios são os espaços ocupados pelas mostras

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 30/11/2017 15:24 Atualizado em: 30/11/2017 15:55

Obra que faz parte da série de litogravuras Olinda, feita por Aloisio Magalhães para defender candidatura do município pernambucano a Patrimônio da Humanidade da Unesco. Crédito: Aloisio Magalhães/Reprodução
Obra que faz parte da série de litogravuras Olinda, feita por Aloisio Magalhães para defender candidatura do município pernambucano a Patrimônio da Humanidade da Unesco. Crédito: Aloisio Magalhães/Reprodução

A noite desta quinta-feira vai ser movimentada para as artes visuais no Recife. Este será o momento da abertura de quatro exposições que trazem um panorama variado da produção feita na capital pernambucana, seja em museus públicos ou espaços particulares. Gravura, pintura, fotografia e técnicas mistas são os suportes disponíveis para fruição do público. Para todas elas, a entrada é gratuita.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

[VEJAMAIS]Uma dessas mostras é Olinda nos quatro cantos do mundo - e no coração de Aloisio Magalhães, cuja vernissage acontece às 19h no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam). Serão exibidas as obras do álbum de litografias Olinda (1981), que seria usado como defesa para a campanha da cidade histórica como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Esta foi a última obra de Aloisio, morto em 1982. A iniciativa faz parte das comemorações de 90 anos de nascimento do artista visual e um dos mais importantes designers gráficos do país. A visitação será aberta ao público de terça a sexta, das 12h às 18h, e sábados e domingos, das 13h às 17h, até 25 de fevereiro de 2018.

Já o Espaço Brennand, em Boa Viagem, aposta em nomes reconhecidos da pintura local, como Francisco Brennand, João Câmara - em experimentos com arte digital pouco conhecidos do público -, além de Reynaldo Fonseca, Roberto Ploeg, Zé Cláudio, Álvaro Caldas, Antônio Mendes, Gil Vicente e Rinaldo Silva. O local, cujo endereço é Rua Domingos Ferreira, 1274, Boa Viagem, está aberto das 9h às 19h, de segunda a sexta, e aos sábados, das 9h às 13h. Informações: 3225-0025.

A fotografia vai ser representada por Camilo Soares, Iezu Kaeru e Alcione Ferreira na exposição Cria, do coletivo fotográfico do mesmo nome. A produção do trio discute as possibilidades da imagem fotográfica nas cidades contemporâneas, a partir de andanças em localidades como Recife, Rio de Janeiro e Paris. A abertura também acontece às 19h no Centro Cultural Correios (Avenida Marquês de Olinda, 264, Bairro do Recife) e seu horário de funcionamento vai de 9h às 18h de segunda a sexta e 12h às 18h aos sábados e domingos, até 14 de dezembro. Informações: 3224-5739.

O Sesc Casa Amarela, por sua vez, recebe a nona edição do Unico - Salão Universitário de Arte Contemporânea do Sesc, voltado para a exibição de obras de estudantes de universidades pernambucanas. O tema deste ano é Arte e participação e a curadoria ficou por conta da pesquisadora Joana D’Arc de Souza Lima. Dez projetos foram selecionados. O Sesc Casa Amarela (Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, 4490, Mangabeira) abre as obras para visitação das 9h às 19h, até 9 de março.



Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL