Música Recife recebe festival gratuito com Leroy Jones, Hermeto Pascoal e Zeca Baleiro Festival BB Seguridade ocorre no Parque Santana na tarde deste sábado

Por: Matheus Rangel

Publicado em: 23/09/2017 10:00 Atualizado em:

"Quero dar uma ideia da minha faceta blueseira", revela Baleiro, que toca às 21h30. Foto: Rama de Oliveira/Divulgação
"Quero dar uma ideia da minha faceta blueseira", revela Baleiro, que toca às 21h30. Foto: Rama de Oliveira/Divulgação

Cantor e compositor consagrado na MPB, além de cronista e poeta, Zeca Baleiro quer mostrar ao público que também entende de blues. O artista é um dos nomes que compõem a programação gratuita do Festival BB Seguridade, com estruturas armadas no Parque Santana, na Zona Norte do Recife, a partir das 14h30 deste sábado (23). Por lá, os trompetes, saxofones e baixos do jazz e do blues darão o tom das apresentações: o músico norte-americano Leroy James, o arranjador e multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal e o angolano radicado no Brasil Nuno Mindelis também sobem ao palco. Além deles, se apresentam Banda de Chão, Renato Bandeira & Som de Madeira e O Bando, com tributo aos Deuses da Guitarra.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre
 
"Queria dar uma ideia da minha faceta blueseira sem esquecer de caras importantes que dialogam com esse gênero de uma forma muito brasileira, como Luiz Melodia e Celso Blues Boy. E mostrar o que tem de blues ou próximo disso no meu trabalho", pondera Zeca sobre o show que traz à capital pernambucana.

"Fui um grande ouvinte do blues, do jazz e do rock, especialmente na adolescência. Ouvi tanto os pioneiros do blues como os recicladores, tipo Clapton, Dixon e Dylan", lista, quando questionado sobre as referências, acrescentando à relação os nomes de Sergio Sampaio, Belchior e Lula Côrtes, cujas faixas devem ser interpretadas na apresentação em uma setlist que também abarca canções da própria lavra, como Blues do elevador e St Louis blues.
 
Ao contrário de Zeca, a trajetória musical de Nuno Mindelis sempre teve como fio condutor o blues. Desde a infância em Cabinda, em Angola, passando pelas experiências em grandes festivais do gênero em outros países, o músico traz na bagagem para o Recife repertório composto tanto pelo que há de mais autêntico do ritmo norte-americano quanto experimentações por outros segmentos. "Do ponto de vista pessoal, superei alguns obstáculos, consegui fazer músicas que têm começo, meio e fim. Nunca lancei nada resvalando para o pop. Essas canções não tocarão nas rádios, mas poderiam".

Confira a programação:

14h30 - Banda de chão
15h - Renato Bandeira & Som de Madeira
16h - Tributo aos Deuses da Guitarra por O Bando
17h - Leroy Jones
18h30 - Nuno Mindelis
20h - Hermeto Pascoal
21h30 - Zeca Baleiro em um show de blues

Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL