Diario de Pernambuco
Busca
Denúncia Colunista acusa Bob Dylan de plágio e citação falsa em discurso do Nobel Texto contém referências inventadas sobre o romance Mob Dick, além de notas a respeito da obra apropriadas de guia de estudos online, diz Andrea Pitzer

Por: Estado de Minas

Publicado em: 14/06/2017 15:32 Atualizado em: 14/06/2017 14:46

Cantor e escritor também é acusado de inventar citações em outras obras. Foto: Kevin Winter/AFP
Cantor e escritor também é acusado de inventar citações em outras obras. Foto: Kevin Winter/AFP


Bob Dylan teria plagiado parte de seu discurso de agradecimento pelo prêmio Nobel de Literatura, conquistado em dezembro do ano passado. A suspeita foi levantada pela colunista Andrea Pitzer, do site Slate magazine. Segundo Pitzer, Dylan cita em seu texto o romance Moby Dick, de Herman Melville. Trata-se, no entanto, de notas apropriadas sobre o livro originalmente publicadas no site Spark notes, espécie de guia de estudos online, que tem uma página dedicada à Moby Dick. Vinte referências ao clássico contidas no discurso do lendário músico são semelhantes às anotações divulgadas no Spark notes, afirma Andrea.

Confira o roteiro de shows no Divirta-se

Anunciado como vencedor do Nobel de Literatura em dezembro de 2016, Bob Dylan entregou seu discurso apenas em 4 de junho. Mais que um pronunciamento, trata-se de uma exigência estipulada pela Academia Sueca para entrega da láurea em dinheiro - cerca de U$ 900 mil. O vencedor tem seis meses para enviar o texto. Dylan o fez perto da data limite.

As acusações de Andrea Pitzer partem de uma observação feita pelo escritor Ben Greenman. No dia seguinte à entrega do discurso de Dylan, ele publicou em seu blog que o cantor inventou uma das citações a Moby Dick. A certa altura do texto, o artista faz referência a um sacerdote, que teria dito: "alguns homens feridos são levados à Deus, outros à amargura". Greenman garante não ter encontrado a passagem em nenhuma edição de Moby Dick.

Em suas investigações, Pitzer descobriu que o trecho é muito parecido com o vários pedaços do conteúdo do Spark notes. Lá, o suposto sacerdote aparece, descrito como "alguém cujas provações o levaram à Deus em vez de amargura". As denúncias da colunista terminam com outras acusações, que vão além do discurso do músico americano. Andrea disse ainda que a apropriação de títulos e citações pode ser observada em outros episódios da carreira de Bob Dylan. É o caso do álbum Love and theft (Amor e roubo), que teria relação direta com a obra homônima de Eric Lott, sobre apropriação da cultura negra.

Também não seria a primeira vez que o artista inventa citações. De acordo com Pitzer, o ex-presidente  dos Estados Unidos Abraham Lincoln (1809-1865) teve falas que nunca teriam saído de sua boca incluídas na música Talkin’ world war III blues. Andrea Pitzer diz ter procurado a gravadora de Bob Dylan para falar sobre o assunto, mas não teria obtido resposta.

Acompanhe o Viver no Facebook:





MAIS NOTÍCIAS DO CANAL