Diario de Pernambuco
Busca
Carnaval Corrigida: Gaby Amarantos nega ter convidado MC Troinha para show no Marco Zero Atrações do carnaval da capital pernambucana serão anunciadas nesta quinta-feira (2)

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 02/02/2017 09:19 Atualizado em: 02/02/2017 19:39

Por motivos de logística, a apresentação de Troinha não está confirmada, mas as assessorias de imprensa de ambos os artistas afirmam que estão trabalhando para viabiliza-la. Foto: YouTube/Reprodução e PCR/Divulgação
Por motivos de logística, a apresentação de Troinha não está confirmada, mas as assessorias de imprensa de ambos os artistas afirmam que estão trabalhando para viabiliza-la. Foto: YouTube/Reprodução e PCR/Divulgação


Atualização: a matéria foi corrigida após resposta da produção de Gaby Amarantos

A cantora Gaby Amarantos negou ter convidado MC Troia, pernambucano carinhosamente apelidado pelos fãs de Troinha. Ela afirmou que está animada para o show no Recife e que está preparando diversas surpresas para a apresentação no Marco Zero, inclusive com  uma "homenagem à cultura pernambucana". "Sempre faço uma pesquisa pra fazer o que está rolando aí, mas são surpresas que vocês só vão saber no dia do show. Agora se preparem que a gente vai botar o povo pra tremer esse ano", disse a artista. A participação de Troia não é descartada, mas nenhum convite oficial foi feito até o momento. Gaby Amarantos está confirmada na programação do sábado do Marco Zero, de acordo com a Prefeitura do Recife, que deve anunciar as atrações dos polos principais nesta quinta-feira (2).

Confira o roteiro de shows e prévias no Divirta-se

A participação de Troinha vai de encontro à polêmica convocatória da Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), que proíbe a contratação de artistas de brega para atividades artísticas que vão compor os festejos de momo em Pernambuco. O documento, publicado em dezembro, também deixa de fora outros ritmos e estilos musicais oriundos da periferia como forró eletrônico, forró estilizado, swingueira, arrocha, funk e pagode estilizado, além do sertanejo. Esse decreto, contudo, aplica-se apenas às contratações no âmbito estadual e não impede que as prefeituras escolham artistas dos gêneros.

No dia 18 de janeiro, o Viver publicou a matéria MC Troinha é nova sensação do brega recifense, que suscitou debate nas redes sociais sobre música e preconceito. A reportagem, a primeira sobre o MC pernambucano na imprensa local, aborda a origem de Arthur Felipe da Silva Alves, nome verdadeiro de Troinha, e a grande repercussão do seu trabalho artístico. "Não tem receita. Primeiramente, é obra de Deus. Depois, fruto de muito trabalho. São mais de dez anos na ativa até pegar o pique que temos hoje", disse ele sobre o sucesso.

No espaço para comentários - foram mais de 1,7 mil - na publicação do Facebook do Diario de Pernambuco, falas preconceituosas que desmereciam o trabalho dos MCs recifenses dividiam espaço com discursos que questionavam o verdadeiro significado de cultura popular. Uma das pessoas que saíram em defesa de pessoas como MC Troia foi o cantor Ayrton Montarroyos, famoso após participar do The voice Brasil, na Globo, cantando clássicos da MPB. "Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. É cultura sim!", escreveu ele.

Até agora, a lista de atrações confirmadas na folia do Recife já está repleta de nomes: a banda de rock Titãs se apresenta na segunda-feira (27), enquanto a cantora Vanessa da Mata e Lenine foram anunciados pela assessoria de imprensa da prefeitura como certos no palco montado no Marco Zero no sábado (25). Além deles, Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo subirão ao palco para shows na terça-feira (28).

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL