Cinema Festival de Sundance reflete a diversidade do cinema independente mundial Longas como I Don't Feel At Home In This World Anymore e Crown Heights foram destaques

Por: Maurício Costa - Correio Braziliense

Publicado em: 30/01/2017 20:22 Atualizado em:

Comprado pela Netflix, I Don't Feel At Home In This World Anymore tem Elijah Wood, de Senhor dos Anéis, no elenco. Foto: Netflix/Divulgação
Comprado pela Netflix, I Don't Feel At Home In This World Anymore tem Elijah Wood, de Senhor dos Anéis, no elenco. Foto: Netflix/Divulgação


Utah (EUA) - O Festival de Sundance 2017 terminou no último domingo (29) com um resultado que reflete a diversidade do cinema independente mundial e dos Estados Unidos, além de lançar alguns filmes que, segundo a crítica estadunidense, receberão o olhar do Oscar 2018. Neste ano, algumas premières de filmes fora de competição podem ter dado início à corrida para o Oscar. Wind river, Mudbound e Sidney Hall causaram grande efeito no público e na crítica. Os documentários An inconvenient sequel (continuação de Uma verdade inconveniente, do ex-vice-presidente dos EUA Al Gore), Cries from Siria e Last men in Alleppo abriram a corrida para a indicação ao Oscar de melhor documentário em 2018, tanto pela qualidade cinematográfica quanto pela urgência dos temas.

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Os vencedores da mostra dramática de filmes estadunidenses foram I don’t feel at home in this world anymore (comprado pela Netflix e com estreia prevista para o próximo dia 24), no prêmio do júri, e Crown heights, no prêmio do público, dois dos poucos filmes que se destacaram na mostra competitiva, juntamente com Walking out. Este tem tudo para seguir o mesmo caminho de Manchester à beira-mar, que não foi premiado em Sundance e chegou ao Oscar 2017 com seis indicações. Walking out é um drama poderoso, com atuações intensas e fotografia de tirar o fôlego.

Na mostra competitiva de filmes estrangeiros, os vencedores foram The Nile Hilton incident, um thriller noir egípcio espetacular, no  prêmio do júri, e Sonho em outro idioma, filme mexicano do diretor Ernesto Contreras, no prêmio do público. Ambos são mais memoráveis do que os filmes estadunidenses, juntamente com o dominicano Carpinteros, o chinês Free and easy e o brasileiro Não devore meu coração. Também merece destaque Bad day for the cut, thriller da Irlanda do Norte e melhor filme das sessões de meia noite.  Nos próximos meses, saberemos quais desses lançamentos serão sucesso de público e  lembrados na temporada de premiações. Sundance provou que continua como referência de qualidade e grande plataforma de lançamento de futuros clássicos.

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