Literatura Escritor pernambucano Raimundo Carrero disputa cadeira na ABL Autor busca vaga na Academia Brasileira de Letras antes ocupada por Evaristo de Moraes Filho, falecido em julho

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 08/08/2016 22:00 Atualizado em: 08/08/2016 22:07

Escritor integra Academia Pernambucana de Letras. Foto: Bernardo Dantas/DP
Escritor integra Academia Pernambucana de Letras. Foto: Bernardo Dantas/DP
Os escritores pernambucanos Raimundo Carrero e Antônio Campos vão concorrer à cadeira número 40 da Academia Brasileira de Letras, antes ocupada por Evaristo de Moraes Filho, falecido em julho. Já integram a instituição os pernambucanos Evanildo Bechara, Marcos Vilaça, Geraldo Holanda Cavalcanti (que chegou a presidir a ABL), Marco Maciel e Evaldo Cabral de Mello, eleito no ano passado.

Na semana passada, o nome de Carrero foi anunciado entre os 20 finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura na categoria Melhor Livro do Ano. O autor concorre com O senhor agora vai mudar de corpo, que romanceia o AVC sofrido por ele em 2010. O prêmio é de R$ 200 mil.
 
Carrero tem uma bibliografia consagrada, publicada em vários países, e que já arrebatou prêmios importantes no universo literário, como o APCA de Melhor Romancista (1995 e 2015), o Jabuti (2000) e o Prêmio São Paulo de Literatura de Melhor Livro do Ano (2010). 

Desde 2005 o escritor ocupa a cadeira 3 da Academia Pernambucana de Letras. Entre os livros com maior repercussão, estão A história de Bernarda Soledade, Sombra severa, Maçã agreste, Somos pedras que se consomem, Minha alma é irmã de Deus e O senhor agora vai mudar de corpo. Desde a década de 1990 Carrero ministra no Recife oficina de criação literária, responsável por revelar autores como Marcelino Freire.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL