Porto de Galinhas 4ª edição da Flipo chega mais robusta com novos espaços para debates literários Festa Literária Internacional do Ipojuca, no Litoral Sul, começa nesta quinta-feira (1º) e se estende até o próximo domingo (4)

Por: Augusto Freitas

Publicado em: 29/08/2016 19:30 Atualizado em: 29/08/2016 17:36

Raimundo Carrero, Manuel Dantas Suassuna e Ernesto Melo e Castro estão confirmados na Flipo 2016. Foto: Divulgação
Raimundo Carrero, Manuel Dantas Suassuna e Ernesto Melo e Castro estão confirmados na Flipo 2016. Foto: Divulgação


De olho em um público cada vez mais consumidor de informação, com reflexo direto nas relações sociais, a quarta edição da Festa Literária Internacional do Ipojuca (Flipo) chega, em 2016, mais robusta e fortalecendo a proposta de debater as mudanças que a literatura provoca na evolução social. O evento acontece entre os dias 1º e 4 de setembro e este ano terá como tema "Literatura e mudança", destacando as alterações impostas pelo segmento nos contextos político, social, histórico e escrito, este último através da linguagem televisiva.

A começar pela ampliação de espaços na programação, quem visitar a Flipo terá muito o que ver e descobrir. A grade do evento, cuja realização é da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, promete movimentar o balneário com uma série de atividades para os mais diversos públicos. Não se trata apenas de conferir os mais recentes lançamentos literários, e sim embarcar em uma atmosfera de conhecimento que vai além da literatura, abordando temas como artes plásticas, música e teatro. 

Três novos espaços criados para a Flipo 2016 devem chamar atenção dos visitantes. O primeiro é o "Escoteiros do Brasil", localizado na Praça das Esculturas, cuja proposta é levar atividades variadas, como divulgação, literatura, canções e jogos escoteiros, demonstração de nós e amarras, apresentação de atividades náuticas e oficinas sobre a utilização correta de equipamento de segurança náutica. 

O segundo espaço inédito da Flipo é o "Monteiro Lobato", na Rua Beijupirá, onde a organização vai oferecer uma oportunidade de interação do público infanto juvenil com os personagens clássicos do Sítio do Pica-Pau Amarelo, uma das obras literárias mais consagradas do escritor Monteiro Lobato. O espaço terá, inclusive, uma cidade cenográfica para atividades lúdicas. 

O terceiro ambiente vai levar aos visitantes o esoterismo. Segundo a organização da Flipo, a ideia do espaço "Outros olhares" é lançar uma visão instigante do universo místico e exotérico da cultura literária, analisando controvérsias e criando um local específico para apresentação e discussão de outras formas de compreender, sentir e mostrar o mundo.  

"A Flipo vem crescendo a cada edição e desejamos que ela esteja entre as mais festas literárias mais importantes do Brasil, sem ser ligada apenas ao padrão feira de livros e congressos. As parcerias foram ampliadas e estão se incorporando a este novo formato, sempre aberto a aspectos que facilitem a compreensão da proposta de aproximar a literatura das relações sociais", explicou o curador da Flipo, Alexandre Santos. "Este ano, criamos uma estrutura com toda a acessibilidade para pessoas com deficiência aos locais de debates e apresentações, em todos os palcos", reforçou. 

Segundo o curador, a Flipo está estruturada por um conjunto de atividades cujo eixo é um congresso literário, o Porto da Palavra, mas que também reúne a programação dos eventos associados. A programação do Porto da Palavra traz palestras, mesas redondas, colóquios e conferências que, de algum modo, passam pela temática literatura e mudança. Sobre o tema escolhido para esta edição, Santos diz que amos os pontos estão interligados. 

"A literatura tem tudo a ver com a mudança, modificando a história ao mesmo tempo em que ela própria se modifica. É um tema relevante, pois as artes, de modo geral, podem e devem funcionar como força motriz para mudanças positivas para a sociedade", pontuou.

A Flipo também vai agregar outros importantes eventos, como o III Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, o VI Encontro Pernambucano de Escritores, o III Encontro Regional da Academia de Letras do Nordeste e a FestFLIPO. Entre os nomes que estão confirmados durante a festa literária estão o historiador e escritor Raimundo Carrero, o artista plástico Manuel Dantas Suassuna, o poeta Jefferson Linconn e o ensaísta, escritor, poeta e artista plástico português Ernesto Melo e Castro, entre outros. Este ano, o homenageado da Flipo será o poeta Marcos Accioly, que fará uma conferência no sábado (3), às 19h. 

O evento também irá dispor de uma programação infantil, como o "Espaço Faz de Conta", instalado na Praça das Piscinas Naturais, que levará atividades por arte-educadores e professores especializados no estímulo à leitura e formação de público leitor. Neste espaço, nos horários em que não houver programação para as crianças, funcionará "a Tribuna da Arte", uma espécie de sarau público, com microfone aberto para recitais, apresentação de performances e peças literárias e musicais. O palco instalado na praça das Piscinas Naturais vai receber o tradicional Show das Nove, com apresentações musicais nos dias 2 e 3, sexta e sábado á noite, respectivamente.O encerramento da Flipo acontece no domingo (4), às 12h30, como um show de Isaac Sete Cordas, no palco das piscinas naturais.
 
Livros
Na "Alameda dos Livros", em tendas erguidas no calçadão da Avenida Beira Mar, na Rua da Esperança e na Rua Beijupirá, funcionará a feira literária da Flipo, com a participação de editoras e livreiros. Haverá ainda uma área exclusiva para lançamento de livros, a "Vitrine Flipo". Além disso, a Galeria Art-FLIPO, apresentará exposição de quadros de artistas plásticos de renome, sob a curadoria de Silvio Hansen.

Serviço

Festa Literária Internacional do Ipojuca (Flipo) 
Quando: de 1º a 4 de setembro
Local: Vila de Porto de Galinhas, Ipojuca
Parceria Cultural: União Brasileira de Escritores e Associação Brasileira de Engenheiros Escritores 
Informações: www.flipo.com.br

 



Acompanhe o Viver no Facebook:





MAIS NOTÍCIAS DO CANAL