Cinema Desenho animado pernambucano é exibido nesta segunda no Festival de Gramado Curta-metragem O Ex-Mágico, de Maurício Nunes e Olímpio Costa, também foi selecionado para a mostra internacional Anima Mundi

Por: Júlio Cavani - Diario de Pernambuco

Publicado em: 29/08/2016 19:02 Atualizado em: 29/08/2016 17:16

Animais foram acrescentados ao conto do escritor mineiro Murilo Rubião (Cattleya/ Divulgação)
Animais foram acrescentados ao conto do escritor mineiro Murilo Rubião
 
Baseado em um conto do escritor mineiro Murilo Rubião, cujo centenário é celebrado em 2016, o curta-metragem pernambucano O ex-mágico, de Maurício Nunes e Olímpio Costa, é exibido nesta segunda-feira no Festival de Cinema de Gramado. Inédito no Brasil, o filme é uma animação e também participará, em outubro, da mostra internacional Anima Mundi (em São Paulo e no Rio de Janeiro).

O ex-mágico é formado por traços traços em movimento desenhados por Nunes e pelos artistas Renata Claus, Paulo Leonardo, Cavani Rosas e Raul Souza, que expandem as imagens sugeridas pelo conto original para além da imaginação. A história foi transportada para cenários do Recife e ganhou animais como novos personagens. Foram usadas diferentes técnicas de animação, inclusive de computação gráfica, mas o aspecto final é de desenho animado tridimensional clássico, em preto e branco, além de tons de cinza.


A mostra competitiva de curtas do Festival de Gramado começou na noite de sábado com o curta Black out, também de Pernambuco. Bastante metalinguístico, intercalado por imagens sombrias com aspecto de vídeo, o documentário registra a situação da comunidade quilombola de Conceição das Crioulas, localizada no Sertão, onde os moradores vivenciam apagões com constantes cortes de energia elétrica. A escuridão funciona ainda como metáfora para o desrespeito com os descendentes de escravos no Brasil.

Black out foi realizado coletivamente por oito diretores. Em Gramado, o filme foi apresentado por dois deles, Felipe Peres Calheiros e Martinho Mendes. Eles aproveitaram o palco do festival para alertar sobre o conteúdo do decreto 8780 de 27 de maio de 2016, que retira a responsabilidade pelas comunidades quilombolas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e as transfere para a Casa Civil da Presidência da República. Segundo os realizadores, e medida enfraquecerá os direitos dos descendentes de escravos sobre as terras onde vivem.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL