Música Pernambucano cria instrumento musical em forma de tapete Proposta do equipamento é promover uma interação entre o corpo do pernambucano e a música

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 09/06/2016 16:08 Atualizado em: 09/06/2016 16:22

"Queria algo que me permitisse mesclar música e dança", conta Helder Vasconcelos. Foto: Helder Vasconcelos/Reprodução
"Queria algo que me permitisse mesclar música e dança", conta Helder Vasconcelos. Foto: Helder Vasconcelos/Reprodução

O pernambucano Helder Vasconcelos, conhecido por fazer experimentações musicais, criou um novo método para compor melodias. Através do Pisada, o multiartista consegue emitir sons com os pés. O instrumento, feito a partir de um processador de arduino e sensores, faz parte do espetáculo Ocupação Helder Vasconcelos.

A proposta do equipamento semelhante a um tapete é promover interação entre o corpo do pernambucano e a música. "Queria algo que me permitisse mesclar música e dança", conta. "Partiu de uma necessidade artística e não de um experimento tecnológico".

Além do Pisada, Helder Vasconcelos se apresenta com o TumTa. A invenção também faz com que o músico produza sons a partir de movimentos corporais. "Com o TumTa eu crio o som e depois controlo com o Pisada", comenta. "Com os dois, posso fazer qualquer coisa, você que define a finalizade".

Depois de 12 anos, dedicados às artes cênicas, Helder Vasconcelos volta ao circuito musical com o show Eu sou, que será apresentado no Sesc Pompeia, em São Paulo, nos dias 17, 18 e 19 de junho. A produção marca o lançamento do disco Sambador, o primeiro autoral da carreira.

Helder Vasconcelos explica como surgem e são desenvolvidas as criações que usa em apresentações:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL