Televisão Série gravada em Pernambuco retrata o universo do trabalho Modelo em Transe terá filmagens no Ceará e em Minas Gerais. Os cineastas Marcelo Pedroso, Daniel Bandeira e Juliano Dornelles dirigem três episódios

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 27/04/2016 20:00 Atualizado em: 27/04/2016 11:29

Um dos episódios acompanha um casal de dentistas. Foto: Clarissa Dutra/Divulgação (Foto: Clarissa Dutra/Divulgação)
Um dos episódios acompanha um casal de dentistas. Foto: Clarissa Dutra/Divulgação

A série Modelo em transe, ambientada no Recife, em Fortaleza e Belo Horizonte, está em fase de gravação. Desenvolvida pelas produtoras Símio Filmes (PE), Teia (MG) e a Alumbramento (CE), o seriado mistura episódios documentais e ficcionais ao abordar o universo do trabalho. Os cineastas pernambucanos Marcelo Pedroso, Daniel Bandeira e Juliano Dornelles dirigem três dos 12 episódios.

"Cada diretor escolheu uma profissão para abordar. Eles têm como parte em comum o trabalho", observa Marcelo Pedroso (Brasil S/A, Pacific, KFZ-1348). No caso dele, a profissão em questão é a de dentista. A equipe acompanhou durante cinco dias um casal que tem um consultório em Boa Viagem. "Os dois personagens são ativistas pró-impeachment. A princípio, essa questão não estaria presente. Mas a série se molda a todo momento. Acabou virando uma questão de 'consultório'", explica a produtora Lívia de Melo Barros.

Lívia diz que a ideia inicial era mostrar como as profissões se adaptaram ao boom econômico dos últimos anos. "Acabou que estamos passando por um momento de retração e diminuiu essa influência de crescimento", explica. De certa forma, o argumento está presente. O episódio ficcional, dirigido por Juliano Dornelles, acompanha Eliane, moradora de uma casa no interior que foi desapropriada para a chegada de um polo industrial.
"Com o dinheiro, ela vem para o Recife e fará uma cirurgia plástica para se adequar aos 'padrões de beleza' e se estabelecer na profissão", complementa Lívia.

O capítulo de Daniel Bandeira retrata a primeira leva de imigrantes africanos no país. A parte de Pernambuco será concluída até julho. Minas Gerais e Ceará seguem na captação. A série não foi vendida para nenhum canal e deve ser exibida na TV Universitária.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL