Diario de Pernambuco
Busca
Música BBC elege Miles Davis o maior jazzista de todos os tempos Artista ficou à frente de nomes como John Coltrane, Billie Holliday e Ella Fitzgerald

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 16/11/2015 11:00 Atualizado em:


Miles Davis é responsável por discos clássicos como Kind of Blue e Bitches Brew. Foto: Columbia Records/Divulgação
Miles Davis é responsável por discos clássicos como Kind of Blue e Bitches Brew. Foto: Columbia Records/Divulgação

O trompetista norte-americano Miles Davis foi eleito o maior artista de jazz de todos os tempos pela BBC britânica. Conhecido por expandir os limites do jazz no fim dos anos 1960, incorporando elementos de rock e soul music, Davis ficou à frente de personalidades como John Coltrane e Billie Holliday.

O top 10 da BBC segue com Louis Armstrong em segundo, seguido respectivamente por Duke Ellington, John Coltrane, Ella Fitzgerald, Charlie Parker, Billie Holliday, Thelonius Monk, Bill Evans e Oscar Peterson.

Falecido em 1991, Miles Davis é famoso por suas diversas fases no jazz, desde o mais tradicional, com discos como Miles Ahead (1957) e Kind of Blue (1959). No fim dos anos 1960, o músico se encantou com as sonoridades diferentes do rock e da soul music de artistas como Jimi Hendrix e Sly Stone. As experimentações em estúdio renderam o clássico Bitches Brew (1970), um dos mais elogiados da carreira.

A vida do trompetista será retratada no cinema pelas lentes de Don Cheadle, que também assume o papel de protagonista. Miles Ahead tem previsão de estreia para abril de 2016.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL