Diario de Pernambuco
Busca
Literatura Décima edição da Bienal do Livro começa nesta sexta com onze dias de programação gratuita Evento inclui mesas e debates sobre diferentes gêneros literários produzidos no estado

Por: Fellipe Torres - Diario de Pernambuco

Publicado em: 01/10/2015 09:27 Atualizado em: 01/10/2015 09:52


Poeta Miró da Muribeca é um dos homenageados da edição deste ano. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
Poeta Miró da Muribeca é um dos homenageados da edição deste ano. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press

Onze dias de programação dedicada à produção literária, com estrutura montada para proporcionar também a compra de livros em quase uma centena de estandes. Será esse o clima do pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco a partir desta sexta-feira (02), quando começa a décima edição da Bienal do Livro do estado. Neste ano, o tema é Literatura, resistência e transformação, e os homenageados são a escritora Luzilá Gonçalves, Miró da Muribeca e Ascenso Ferreira. Se a temática soar um pouco imprecisa e os homenageados sem tanta ligação entre si, não se sinta confuso. A programação segue a mesma linha.

O poeta natural de Palmares, aliás, ganha nova reunião de poemas editada pela Cepe, dentro da coleção Acervo Pernambuco, organizada por Valéria Torres da Costa Xavier. No domingo, às 15h, Maciel Salú e Isaar França fazem intervenção musical e poética em homenagem ao escritor. A compilação parte dos livros Cana caiana, Xenhenhém e Catimbó.

A título de comparação, a última edição da Bienal, em 2013, antecipava o clima de copa do mundo com o tema Literatura, futebol e identidades nacionais. Foi bem fácil encontrar unidade na maneira como as conversas tangenciavam o esporte de vários ângulos diferentes. Em 2011, a abordagem foi ainda mais direta, simples, mas rica e sintonizada com as atrações convidadas: Literatura e cidadania.

Na salada de frutas deste ano, há nomes internacionais (latinos, majoritariamente), como o cubano Leonardo Padura, o colombiano Carlos Henrique Sierra e a argentina Selva Almada, além de autores nacionais reconhecidos, como o psicanalista Contardo Calligaris, Lourenço Mutarelli e o sociólogo Muniz Sodré.

Os eixos


Para onde apontam os temas da Bienal do Livro


Romance policial
A primeira mesa, na sexta-feira (02), às 19h, será entre o cubano Leonardo Padura e o paraense Edyr Augusto (Pssica), sobre a construção do romance policial. No sábado, às 17h, Edyr fala sobre o recém-lançado thriller sobre tráfico de mulheres. Bastante reconhecido na França, ele é descrito como dono de estilo implacável, mordaz e direto. As obras ganharam o rótulo de “Laranja mecânica à brasileira”, em referência ao clássico de Anthony Burgess.


Resistência
O tema Literatura, resistência e transformação deixa rastros em vários momentos da feira. No sábado, às 15h, o psicanalista e escritor Contardo Calligaris relembra a história de luta da própria família contra o fascismo. No mesmo dia, pela manhã e à tarde, a resistência da literatura artesanal frente ao mercado editorial é abordada pelo Programa Pernambuco Cartonero, que oferece oficina gratuita sobre como fundar uma editora.


Conexão latina
Na segunda-feira, às 18h, a escritora argentina Selva Almada traça panorama da literatura da América Latina. A discussão sobre as trocas literárias
com países latinos é aprofundada no dia 11 de outubro, às 18h, em palestra do escritor colombiano Carlos Henrique Sierra. No dia seguinte, às 16h, ele debate com a conterrânea Eliana Maria Maldonado sobre a literatura contemporânea na Colômbia.


A pauta é jornalismo
Na terça-feira, às 10h, a jornalista Fabiana Moraes comanda o curso A reportagem é uma arma de combate, onde serão tratados temas como racismo, política, mulheres (cis e trans), poder, visibilidade. No mesmo dia, às 17h, o grupo de jornalistas do projeto Marco Zero fala sobre novos modelos de negócio para o jornalismo. Às 18h, o sociólogo Muniz Sodré fala sobre os impasses do jornalismo contemporâneo.


Além das letras
Nem só de literatura se faz uma Bienal do Livro. Outras linguagens ganham espaço na programação, como o minicurso de ilustração ministrado pelas
ilustradoras Rosinha e a argentina Anabella López, no dia 11, e o curso de criação de trilha-sonora para cinema, com DJ Dolores, na terça-feira. Neste sábado, as relações entre poesia e música são tema de conversa entre os cantores Juliano Holanda e Adiel Luna. 


Olhos para Pernambuco
No dia 8, às 15h, o professor da UFPE André de Sena conversa sobre a proliferação da literatura fantástica em Pernambuco. Às 16h, Ronaldo Correia de Brito fala sobre o êxodo na sua literatura (por meio da figura de migrantes, clandestinos) e lança novo romance, O amor das sombras. Às 18h, Cícero Belmar e Sidney Rocha (foto) debatem os processos de criação das obras. No domingo, haverá encontro de blogueiros.


Serviço
10ª Bienal Internacional do Livro
Quando: De 02 a 12 de Outubro, das 10h às 22h
Onde: Centro de Convenções de Pernambuco
Quanto: acesso gratuito



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL