Viagem no tempo De Volta Para o Futuro: o fetiche em torno de uma data mitológica da cultura pop O dia da chegada do protagonista em 2015, em trecho do segundo filme, é lembrada com lançamentos e maratonas de filmes

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 21/10/2015 07:00 Atualizado em: 21/10/2015 11:37

Crédito: Universal Studios/divulgação
Crédito: Universal Studios/divulgação

Nós não precisamos ir a lugar algum para chegar a 21 de outubro de 2015, mais conhecido como esta quarta-feira. Também não é preciso perguntar ao meteorologista sobre o tempo. Todo mundo sabe que a passagem para esse dia contará com uma chuva torrencial, que durará pouquíssimo tempo. Não se preocupe, essas não são previsões de um vidente. Isso foi o que o mundo aprendeu com o filme De volta para o futuro 2, de Robert Zerneckis, sobre o tão esperado dia 21.

Data essa que os personagens Marty McFly (Michael J. Fox), Emmet ‘Doc’ Brown (Christopher Lloyd) e Jennifer Parker (Elisabeth Shue) desembarcaram no futuro após uma viagem no mítico DeLorean para tentar impedir que o filho de McFly cometa um crime. Quando Bob Gale escreveu o roteiro do longa, lançado em 1989, ainda existiam muitas teorias de conspiração sobre a chegada dos anos 2000 e também uma imagem de que o futuro nos reservaria carros voadores e roupas que se adaptam ao corpo. Algumas das apostas não se confirmaram, outras chegaram a acontecer ou estão prestes a se concretizar. 

Crédito: Universal Studios/divulgação
Crédito: Universal Studios/divulgação


Finalmente, o futuro chegou e, claro, estão programadas muitas celebrações neste dia. Como o lançamento do documentário Back in time, que foi financiado por fãs da franquia, e chegará a alguns cinemas nos Estados Unidos (ainda sem data prevista para o Brasil), além de ser lançado em DVD e Blu-ray. O filme é dirigido por Jason Aron e traz entrevistas inéditas com atores, produtores e admiradores do filme.

E se De Volta Para o Futuro passasse pelo Recife?


Nesta quarta-feira, no Recife, haverá maratona de exibição dos três filmes na rede de cinemas Cinemark, no Shopping RioMar (Avenida República do Líbano, s/n, Pina). Na televisão, o canal da tevê paga Studio Universal reservou seis horários na programação para De volta para o futuro 2. A primeira exibição é às 11h.

Também foi lançado o livro De volta para o futuro — Os bastidores da trilogia, de Caseen Gaines. O estadunidense decidiu criar o livro devido à sua paixão pela franquia, aliada à mitologia do ano de 2015, em que se celebra 30 anos do primeiro filme e é “o ano do futuro”. A obra apresenta a importância do longa para a cultura pop e o cinema em geral, além de contar detalhes e curiosidades em torno dos longas-metragens.

Em entrevista exclusiva ao Correio/Diario, Gaines ressaltou a importância de De volta para o futuro. “A franquia mudou não só o cinema, mas o mundo. Toda vez que uma pessoa vê um DeLorean, ela se lembra do filme. Óbvio que o longa influenciou na formação do mundo atual em que vivemos hoje. É só ver quantas pessoas fizeram réplicas de hoverboards (o skate sem rodinhas que flutuava sobre a superfície) simplesmente porque viram no De volta para o futuro 2”, explica.

Em relação ao sucesso da trilogia, o escritor diz que isso se deve a união de vários fatores. “Um filme só é bom quando ele tem um elenco e uma equipe muito boa, e De volta para o futuro teve os melhores de Hollywood trabalhando nele”, completa. Sobre a data de hoje, Caseen Gaines espera ver muitos hoverboards nas ruas, assim como tudo que lembra “21 de outubro de 2015” imaginado pelo roteirista Bob Gale.

>>>três perguntas - Caseen Gaines, escritor 
Como surgiu a ideia de escrever o livro De volta para o futuro — Os bastidores da trilogia?
Sou fã da franquia desde pequeno e sempre fui fascinado pelos bastidores dos filmes. Com a chegada da data de 2015, quis comemorar o sucesso da trilogia com um livro focado nos pontos sobre os profissionais maravilhosos que criaram esse filme.

Quais pontos você destacaria sobre o livro?
Um dos mais interessantes é a informação da transição dos atores para o papel de Marty McFly. O papel originalmente seria de Eric Stoltz (Pulp fiction) antes de ser de Michael J. Fox. Esse foi um momento complicado e nem todo mundo ficou otimista com a mudança no início. No entanto, Michael J. Fox rapidamente conquistou a todos.

Como fã da trilogia, qual é o seu filme favorito?
Acho que De volta para o futuro 2 é o mais interessante da trilogia, mas na minha opinião o primeiro é o melhor. Ele está perto da perfeição.

livro
De volta para o futuro — Os bastidores da trilogia, de Caseen Gaines. 
Editora: Darkside Books
Páginas: 248 
Preço: R$ 49,90

cinema
Cinemark Shopping RioMar
De volta para o futuro (leg) – 17h10 
De volta para o futuro 2 (leg) – 19h40 
De volta para o futuro 3 (leg) – 22h 



televisão
De volta para o futuro 2 - 11h, 13h, 14h10, 17h15, 19h20 e 21h25 
 Canal: Studio Universal

Crédito: Universal Studios/divulgação
Crédito: Universal Studios/divulgação
FETICHES
A visão futurística do segundo longa da franquia fez muitos espectadores imaginarem a existência – e desejarem – alguns dos produtos apresentados no filme. O fetiche foi concretizado somente em parte. Alguns, como o endeusado hoverboard, parece estar perto de virar realidade. 

Hoverboard – Skate capaz de levitar sem o uso de rodas. Na década de 1990, o diretor Robert Zemeckis alimentou rumores de que o hoverboard já era uma realidade, mas não era comercializado por não ser muito seguro. Logo a mentira foi desmascarada. Em maio deste ano, um inventor canadense entrou para o livro dos recordes depois de percorrer quase 300 metros por cima de um lago, em espécie de hoverboard (o Guiness World of Records reconhece como tal qualquer equipamento com energia própria para levitar). Parece ser questão de tempo até surgir um hoverboard comercializável. 

Tênis Air Mag, da Nike, com cadarços automáticos - Em 2011, a Nike lançou 1500 pares do Air Mag, réplica do tênis usado por Marty McFly no filme. Embora tivesse luzes de LED, não possuía cadarços automáticos. As vendas foram revertidas para a fundação de Michael J. Fox. Agora, a empresa trabalha em um sistema de que se ajusta aos pés igual ao do filme. A promessa é que o tênis seja lançado ainda este ano. 

Clínicas de Rejuvenescimento – Quando Doc Brown vai buscar Marty em 1985, usa uma máscara para parecer 30 anos mais velho. Tudo para não assustar o garoto, pois em 2015 (o do filme), as clínicas de rejuvenescimento eram capazes de mudar o sangue, remover rugas, reformular os cabelos e até fazer cirurgias em órgãos internos. 

Carros voadores – Esse é, provavelmente, o “fetiche” do qual estamos mais distantes de alcançar.  O modelo do DeLorean em De volta para o futuro 2 levita com maestria, em um misto entre helicóptero e aeronaves caça. 


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL