Diario de Pernambuco
Busca
O país das novelas Novelas batem recorde de exibição na TV e são a paixão dos pernambucanos Segundo levantamento do Ibope, o gênero é o mais visto pelo telespectador do Grande Recife, seguido por futebol e reality show

Por: Fernanda Guerra - Diario de Pernambuco

Publicado em: 09/08/2015 09:00 Atualizado em: 07/08/2015 13:22

Verdades Secretas fortalece a teledramaturgia na faixa das 23h - Foto: TV Globo/Divulgação (Foto: TV Globo/Divulgação)
Verdades Secretas fortalece a teledramaturgia na faixa das 23h - Foto: TV Globo/Divulgação

O Brasil ainda é o país das novelas. Enquanto o formato de seriados estrangeiros avança no mundo e por aqui, os folhetins predominam na preferência nacional. Os pernambucanos são prova: o gênero é o mais visto pelo telespectador do Grande Recife na categoria entretenimento. Levantamento do Ibope Media aponta que o produto é consumido por 14,41% do público da região, seguido por futebol, com 7,67%, e reality show, com 6,72%. As emissoras enxergam o potencial do segmento e ampliam o espaço para folhetins na grade.

Até a sexta-feira passada, 17 novelas estavam no ar na tevê aberta. Com o fim de O Rei do Gado, o número caiu para 16: oito inéditas brasileiras, uma turca e sete reprises. O cenário contraria a tese de que o gênero esteja em crise, conclusão alimentada pela trajetória pífia de Babilônia (Globo). A audiência da trama é a pior da história do horário nobre da emissora. "O número de novelas no ar só mostra a vitalidade deste formato e do gênero. As emissoras não investem em um produto que não dão retorno financeiro", justifica Maria Cristina Palma Mungioli, pesquisadora do Centro de Estudo de Telenovelas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais...
SBT investe em novelas infantis com estreia de Cúmplices de Um Resgate Record investe em novo horário de novelas com reprise de Dona Xepa Após quatro anos, Alinne Moraes volta às novelas como protagonista de Além do tempo Vídeo: Camila Queiroz, atriz de Verdades secretas, fala sobre Angel Personagem de Grazi Massafera em Verdades Secretas usa drogas em cenário de cracolândia "Nunca fui abordada para fazer isso e nem vi de perto", diz atriz recifense de Verdades Secretas sobre book rosa Cúmplices de um resgate: Capangas de Geraldo invadem a mansão. Confira o resumo da semana Malhação: Ciça é atropelada e entra em coma. Confira o resumo da semana Cúmplices de um resgate: Geraldo e Regina planejam sequestrar Manuela. Confira o resumo da semana Malhação: Luciana beija Rodrigo para provocar Luan. Confira o resumo da semana Cúmplies de um resgate: Raul reconhece Damião e encontra Isabela e Marina. Confira o resumo da semana Crime passional pode movimentar reta final de Verdades Secretas Malhação: Confira o resumo da primeira semana da nova temporada Além do Tempo: Vitória flagra Lívia no quarto dela. Confira o resumo da semana Cúmplices de um resgate: Manuela fala nome dos familiares e Marina estranha. Confira o resumo da semana Os Dez Mandamentos: Moisés rejeita Nefertari. Confira o resumo da semana I love Paraisópolis: Gabo arma para derrubar Benjamin da presidência da Pilartex. Confira o resumo das novelas deste sábado Verdades Secretas: Giovanna descobre que Alex e Angel tinham o caso. Confira o resumo das novelas desta sexta-feira Ator de Escrava Mãe fala sobre cenas de racismo na novela Babilônia: Cris revela a Murilo que o filho que espera é dele. Confira o resumo desta quarta Artistas fazem apelo contra fim de programas da TV Cultura Os Dez Mandamentos: Moisés joga seu cajado no chão, que vira serpente. Confira o resumo das novelas desta segunda-feira Spin-off de Vai que cola, Ferdinando show estreia nesta segunda-feira no Multishow
As novelas fazem parte do cotidiano do país desde 1963, com a estreia de 2-5499 ocupado, a primeira diária da televisão brasileira. "Desde pequeno, tenho hábito de ver novela. Minha infância no Sertão do Pajeú era basicamente 'vida de interior' e assistir a novela em casa", recorda o jornalista e noveleiro Leonardo Lemos, 28. O interesse pelo segmento é tão forte que ele prepara projeto de pesquisa sobre as novas formas de consumo.

A abundância de opções novelísticas na grade decorre da entrada de novos canais na oferta do produto. A Record (retransmitida pela TV Clube, em Pernambuco) enveredou pela linha bíblica e obteve êxito com Os dez mandamentos, na faixa das 20h30. Agora, substituiu o Programa da tarde por uma rodada dupla de reprises, com Prova de amor e Dona Xepa, exibidas em sequência, a partir das 14h45. "É um produto rentável e aumenta faturamento das emissoras. De um modo geral, as reprises são uma maneira de fidelizar o público. Como já foram produzidas, o que vier é lucro", analisa o pesquisador Claudino Mayer, doutor em teledramaturgia e especialista em televisão.

Cúmplices de um resgate é exibida entre Chiquititas e Carrossel - Foto: SBT/Divulgação (Foto: SBT/Divulgação)
Cúmplices de um resgate é exibida entre Chiquititas e Carrossel - Foto: SBT/Divulgação
Desde 2014, a Globo adota uma estratégia de "dobradinha" de novelas exibidas no Vale a pena ver de novo - Caminho das Índias estreou na reta final de O Rei do Gado. O mesmo método é adotado pelo SBT, com o início de Cúmplices de um resgate nas últimas semanas de Chiquititas. "É uma estratégia de manutenção de audiência. No caso do SBT, ela trabalha na brecha do horário em que a Globo não oferece um produto de ficção", complementa Maria Cristina.

Para Claudino Mayer, existe público para a “overdose” de novelas no ar. A audiência pulverizada, em plataformas e emissoras, indica o interesse dos telespectadores por diferentes produtos. Com Verdades secretas, a Globo consolida a teledramaturgia na faixa das 23h, já que permite uma abordagem temática e estética com mais liberdade. "A história é bem diferente do perfil das outras novelas. Eu gostei do primeiro capítulo e passei a acompanhar. Quando não vejo na tevê, assisto na internet", conta o advogado Heitor Albuquerque, de 28 anos.

+ Para cada emissora, um filão:

Os Dez Mandamentos conquista média de 13 pontos de audiência - Foto: Record/Divulgação (Foto: Record/Divulgação)
Os Dez Mandamentos conquista média de 13 pontos de audiência - Foto: Record/Divulgação
Bíblica
A Record começou a investir em minisséries e séries bíblicas, mas encontrou em Os dez mandamentos, a primeira novela brasileira com o tema, a receita do sucesso. Exibida de segunda a sexta-feira, às 20h30, a trama sobre Moisés, livre adaptação de Vivian de Oliveira, impulsionou a audiência da faixa, antes dedicada ao telejornalismo, e alcançou média de 13 pontos. Josué e a terra prometida será a próxima trama no segmento.


Caminho das Índias é reprisada no Vale a pena ver de novo - Foto: TV Globo/Divulgação (Foto: TV Globo/Divulgação)
Caminho das Índias é reprisada no Vale a pena ver de novo - Foto: TV Globo/Divulgação
Folhetim dramático
Com sete novelas no ar, a TV Globo investe em diferentes públicos - do juvenil, com Malhação, ao adulto, como Babilônia. As produções exploram temas do cotidiano, como relações familiares e amorosas, e investem em algumas campanhas. Caminho das Índias, por exemplo, aborda a inclusão social de pessoas com transtornos mentais. Já Verdades secretas expôs um lado não glamuroso dos bastidores do mundo da moda, como "book rosa" e drogas.

A Usurpadora foi exibida seis vezes - Foto: SBT/Divulgação (Foto: SBT/Divulgação)
A Usurpadora foi exibida seis vezes - Foto: SBT/Divulgação
Infantis e mexicanas
O SBT se reveza entre o dramalhão de novelas mexicanas e tramas infantojuvenis. Protagonizada por Gabriela Spanic, A usurpadora bate o recorde de reprises na emissora. Transmitida às 17h30, a novela sobre as gêmeas Paulina e Paola já foi exibida seis vezes. Atualmente, o horário nobre é dedicado ao público teen. Os remakes brasileiros Chiquititas, Cúmplices de um resgate e Carrossel preenchem a grade noturna.

Novela turca triplicou a audiência da Band - Foto: Band/Divulgação (Foto: Band/Divulgação)
Novela turca triplicou a audiência da Band - Foto: Band/Divulgação
Turca
Não é só o Brasil que é reconhecido mundialmente pelas produções televisivas. A Turquia também é responsável por produções de sucesso e até concorre ao Emmy Internacional. A Band foi a primeira emissora a enxergar o filão. Mil e uma noites foi um fenômeno no país de origem e triplicou a audiência da emissora - a média é de 3 pontos. A emissora exibirá outra novela da Turquia.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL