Diario de Pernambuco
Busca
Música Virtuosi leva música erudita ao Agreste e diretora fala sobre popularização VII Virtuosi de Gravatá começa nesta quarta (15) e segue até o dia 19. Na terça-feira (21), o grupo segue para Garanhuns

Por: Larissa Lins - Diario de Pernambuco

Publicado em: 15/07/2015 09:10 Atualizado em: 15/07/2015 11:57

Foto: Flora Pimentel/Divulgação
Foto: Flora Pimentel/Divulgação

O acordeonista ucraniano Alexander Hrustevich e a pianista russa Daria Kiseleva pouco falam português. A pronúncia dos sobrenomes é, inclusive, de difícil articulação para o idioma falado no Brasil, onde a dupla se encontra este mês. As conversas nos bastidores dos espetáculos, quando ocorrem, são todas desenvolvidas em inglês. Mas a dupla não teme o contato com o público: não há fronteiras para a música, linguagem universal. Desta quarta (15) até o domingo (19), Hrustevich e Kiseleva se apresentam no VII Virtuosi de Gravatá, na Igreja Matriz de Sant’Ana. E entre os dias 21 e 23, o grupo se integra à programação do Festival de Inverno de Garanhuns, com o XI Virtuosi na Serra.  Os circuitos levam música erudita gratuita e fazem ponte entre a Europa Oriental e o Agreste pernambucano.

Em Gravatá, serão cinco dias e seis concertos, com participações de mais instrumentistas estrangeiros: o violista argentino Adrián Felizia, o violoncelista búlgaro Stanimir Todorov, os pianistas norte-americanos Michael & Jamie Gurt, o contrabaixista venezuelano Edicson Ruiz e o Duo Paula Bujes & Pedro Huff, com violino e violoncelo. Quem abre a programação na noite desta quarta (15), às 20h, é o ucraniano Alexander Hrustevich. No sábado (18), a Orquestra Jovem de Pernambuco se apresenta sob a regência do Maestro Rafael Garcia, com repertório baseado em obras de Vivaldi, Weber, Max Bruch, Bottesini e Schubert.

Para Paula Bujes, uma das musicistas, a identificação do público com a música erudita é essencial. “Em dez anos de trabalho com o duo [Paula Bujes e Pedro Huff], tentamos falar um pouco sobre a escolha das peças e, sempre que possível, incluir no programa obras de compositores contemporâneos, inclusive do Pedro [Huff]”, explica. Nessa temporada, o duo executa peças que remetem aos pampas e a ritmos pernambucanos.

Em Garanhuns, na semana que vem, Hrustevich protagoniza a abertura, às 21h da terça (21), executando concertos para violino de Tchaikovsky, Bach, Rachmaninov, Vivaldi e outras peças de piano clássico e de repertório orquestral. Daria Kiseleva, atual vencedora do Concurso Internacional BNDES de Piano, sobe ao palco da Igreja de Santo Antônio na quarta-feira (22). E a Orquestra Jovem de Pernambuco encerra o Virtuosi na Serra no dia seguinte (23). No ano passado, o grupo se apresentou no Palco Mestre Dominguinhos, durante o FIG, com o pianista convidado Arthur Moreira Lima.

Ana Lucia Altino acredita que é importante aumentar o público apreciador da música clássica. Foto: Juliana Leitao/DP/D.A Press
Ana Lucia Altino acredita que é importante aumentar o público apreciador da música clássica. Foto: Juliana Leitao/DP/D.A Press

>> ENTREVISTA: Ana Lucia Altino, diretora do Virtuosi

Como foram escolhidas as participações especiais dos concertos deste ano? Há um tema-chave ou relação de afinidade (como técnica ou repertório em comum) entre eles?

Não existe nenhum tema-chave. A relação afinidade técnica com certeza temos. Todos os nossos artistas convidados são exímios instrumentistas com rara sensibilidade e amadurecimento técnico. O maior exemplo é o ucraniano Alexander Hrustevich que é considerado um dos maiores acordeonistas do mundo com uma técnica de fazer inveja a qualquer instrumentista. Mesmos os quartetos de Schumann e Brahms, obras mais românticas mas essenciais no repertório de pianistas e instrumentistas de cordas, exigem dos instrumentistas uma técnica apurada além de uma compreensão musical excelente.

O repertório será baseado em quais peças? Haverá alguma referência predominante?
O repertório está baseado principalmente na música romântica e algumas contemporâneas como algumas obras que o acordeonista irá apresentar que foram escritas para ele por compositores atuais. Teremos grandes artistas nacionais e internacionais incluindo Edicson Ruiz, que saiu do famoso El Sistema de Venezuela e hoje é membro da Filarmônica de Berlim.

Como o grupo vê a valorização à música instrumental no país? Acreditam que a divulgação é insuficiente? O que falta para que seja mais popular?
Cada região do país tem suas características próprias e não podemos generalizar. Acreditamos que a valorização da música erudita está em ascenção. Basta ver o número de festivais pelo país afora, o número de orquestras, de escolas, de alunos, de projetos sociais, de concertos, de público, etc Citamos como exemplo o concurso Tchaikovsky que aconteceu recentemente. transmitido para 179 países e assistido por 10 milhões de pessoas, ao vivo. A divulgação é insuficiente, praticamente não existe. E para tornar a música erudita mais popular necessita lideranças com sensibilidade que percebam a importância da música erudita. Dizemos sempre que a 5ª Sinfonia de Beethoven (quem não conhece?) sensibilizará tanto o pobre como o rico, o jovem como o velho, etc Trabalhamos com  sensibilidade atingindo qualquer ser humano.
 
Quais as estratégias para aproximar a música instrumental do público massivo? Ou a estratégia é conservar o público que já a aprecia?
É importante aumentar cada vez mais o público apreciador da música clássica. Para isso temos que realizar mais concertos públicos, nas escolas, cursos de formação de platéia, de apreciação musical, etc. O Virtuosi realiza sempre em dezembro o curso Aprendendo a ouvir música clássica com o jornalista paulista Irineu Perpétuo. Claro que não é o suficiente, mas já é alguma coisa. Fazemos concertos gratuitos, realizamos mais de 50 concertos por ano nas diversas cidades, com cerca de 200 artistas convidados e um repertório bastante diversificado incluindo músicas do século XXI. Agora mesmo o Teatro Municipal de São Paulo lançou um programa onde serão realizados 130 concertos no próximo semestre com os grupos estáveis do teatro em escolas e locais públicos.

Todorov, Kiseleva e Hrustevich são alguns dos convidados especiais dos concertos. Fotos: Virtuosi/Divulgação
Todorov, Kiseleva e Hrustevich são alguns dos convidados especiais dos concertos. Fotos: Virtuosi/Divulgação

SERVIÇO
VII VIRTUOSI DE GRAVATÁ

Quando: Entre 15 e 19 de julho
Onde: Igreja Matriz de Sant’Ana (Av. Dantas Barreto, 65)
Quanto: Entrada gratuita
Informações: (81) 3533-1069

Quarta, 15 de julho
20h ALEXANDER HRUSTEVICH, acordeon

Quinta, 16 de julho
20h RECITAL DE MÚSICA DE CÂMARA
Homenagem aos 150 anos do compositor Carl Nielsen

Sexta, 17 de julho
20h SCHUMANN e BRAHMS

Sábado, 18 de julho
11h MICHAEL e JAMIE GURT
20h ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO & SOLISTAS
RAFAEL GARCIA, maestro

Domingo, 19 de julho
11h DARIA KISELEVA, piano

SERVIÇO
25º FIG APRESENTA: XI VIRTUOSI NA SERRA (GARANHUNS)

Quando: Entre 21 e 23 de julho
Onde: Igreja de Santo Antônio (Avenida Santo Antônio, 5 - Santo Antônio)
Quanto: Entrada gratuita
Informações: (87) 3761-2808

Terça, 21 de julho
21h ALEXANDER HRUSTEVICH, acordeon

Quarta, 22 de julho
21h RECITAL DARIA KISELEVA, piano

Quinta, 23 de julho
21h ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO
RAFAEL GARCIA, maestro


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL