Diario de Pernambuco
Busca
Festival Paixão de João Cabral por futebol é explorada em curta exibido no Cine PE "O poeta americano", de Lírio Ferreira, é um dos destaques da grade desta terça-feira

Por: Fellipe Torres - Diario de Pernambuco

Publicado em: 05/05/2015 09:08 Atualizado em: 05/05/2015 09:08


Crédito: CDI/Arquivo/Reprodução
Crédito: CDI/Arquivo/Reprodução

Aos 15 anos de idade, o pernambucano João Cabral de Melo Neto, naquela época jogador de futebol, perdeu e ganhou um mesmo campeonato juvenil. A aparente contradição não se trata de recurso poético. Em 1935, após entrar em campo para defender o time do coração, o América, o poeta amargou algumas derrotas e a eliminação do torneio. Pouco depois, no entanto, foi chamado para vestir a camisa do Santa Cruz, pelo qual foi campeão estadual.

A paixão pelo clube alviverde, no entanto, o acompanharia até o fim da vida, mesmo nos muitos anos vividos no exterior, onde seguiu carreira como diplomata. Essa predileção é retratada no documentário O poeta americano, dirigido por Lírio Ferreira, conterrâneo do escritor. O curta-metragem de 10 minutos faz parte da programação desta terça-feira (05) do Festival Cine PE, a partir das 19h, no São Luiz (Rua da Aurora, Boa Vista). Ingressos custam R$ 4 e R$ 2 (meia).

O filme é todo conduzido pelas poesias de João Cabral declamadas, como O torcedor do América F.C. (“O desábito de vencer não cria o calo da vitória; não dá à vitória o fio cego; nem lhe cansa as molas nervosas”). Cenas de bate-bola na praia e partidas no gramado são alternadas com imagens aéreas da orla do Recife. Em dado momento, contudo, a narrativa deixa o assunto futebolístico de lado para refletir sobre (ou criticar?) a multiplicação desenfreada de arranha-céus na cidade.

Ainda apoiado nas palavras do autor de Morte e vida Severina, Lírio aponta as lentes para trabalhadores da construção civil e, logo em seguida, mostra a demolição parcial do edifício Caiçara, no bairro do Pina. A derrubada do prédio histórico por uma construtora, em 2013, foi alvo de vários protestos na Avenida Boa Viagem e nas redes sociais. O poeta americano foi originalmente encomendado pelo projeto Cores do Futebol para exibição em emissoras de televisão de vários países durante a Copa do Mundo. No Brasil, foi ao ar pela Sesc TV.

Festival

O segredo da família urso (20 minutos), de Cintia Domil Bittar. O curta de ficção se passa em 1970, em plena Ditadura Militar. Uma menina de 8 anos destranca o seu quarto de brinquedo e se depara com alguém lá dentro.

Aqui deste lugar
(87 minutos), de Sérgio Machado e Fernando Coimbra. O documentário investiga a realidade de cinco famílias beneficiadas pelo programa governamental Bolsa Família.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL