Cultura Sessenta anos de Morte e Vida Severina inspiram documentário e palestra Jornalista Gerson Camarotti é atração confirmada do Festival RioMar de Literatura Pernambucana

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 07/03/2016 10:50 Atualizado em: 07/03/2016 11:54


Texto de Morte e Vida Severina foi adaptado para a TV em 1981. Foto: TV Globo/Reprodução
Texto de Morte e Vida Severina foi adaptado para a TV em 1981. Foto: TV Globo/Reprodução

O jornalista e comentarista político Gerson Camarotti é uma das atrações confirmadas do Festival RioMar de Literatura Pernambucana, que neste ano ocorre de 28 a 31 de março, no Teatro RioMar (Pina). Ele apresenta a palestra Morte e vida Severina - 60 anos depois, sobre a obra clássica de João Cabral de Melo Neto, publicada em 1955.

O livro também inspirou o documentário de mesmo nome, também assinado por Camarotti. Para o filme, o jornalista percorreu o Sertão pernambucano e tratou sobre a atualidade da obra de João Cabral, morto em 1999.

Outras atrações do evento literário serão anunciadas nos próximos dias. Entre os já confirmados estão Raimundo Carrero e Luzilá Gonçalves, colunista do Diario de Pernambuco. A palestra de Camarotti será gratuita e ocorre no primeiro dia do evento, às 17h.

O livro retrata a dura vida de um retirante em meio à seca no Sertão. Em seu caminho, ele cruza com vários personagens que lhe oferecem visões diferentes sobre a situação. O texto já foi adaptada para o teatro, nos anos 1960, cinema, em 1977 e na TV em 1981.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL