O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com 600 vagas abertas para quem deseja adquirir uma nova competência e ampliar as chances no mercado de trabalho. As oportunidades são para qualificação e aperfeiçoamento nas unidades de Ipojuca e Goiana, todas no formato de Educação a Distância (EAD).
Os cursos de qualificação em Almoxarife e Assistente Ambiental — com 150 vagas cada — serão ministrados pelo corpo docente da unidade de Ipojuca. As inscrições estão abertas até o dia 10 de abril, por meio dos links disponíveis no edital publicado no site do Senai. As aulas começam no dia 14. Para participar, os candidatos devem ter idade mínima de 16 anos e possuir um computador com acesso à internet.
No ato da inscrição, também é necessário preencher a declaração de baixa renda e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência.
O curso de Almoxarife é voltado ao setor de logística, que apresenta a maior demanda por trabalhadores, de acordo com o mais recente Mapa do Trabalho. Em Pernambuco, serão demandados 88.780 trabalhadores, entre novas vagas e necessidade de treinamento e desenvolvimento até 2027. O campo de atuação inclui a indústria, operadores logísticos, transportadoras e centros de distribuição.
Já a qualificação para Assistente Ambiental habilita o aluno a aplicar conceitos para evitar impactos sobre o meio ambiente. O profissional formado atuará na gestão ambiental e no desenvolvimento sustentável do processo produtivo, auxiliando gestores no controle de emissões, redução do consumo de materiais, reciclagem e reutilização, entre outros.
Nos cursos de aperfeiçoamento, ministrados pelos docentes de Goiana, os pré-requisitos para inscrição nas capacitações de soft skills (habilidades socioemocionais) e Introdução à Tecnologia da Informação e Comunicação são os mesmos. A diferença está na duração: oito dias para soft skills e dez dias para Introdução à Tecnologia. São 150 vagas para cada curso.
Sistema Fiepe - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do Senai – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a Fiepe, o Sesi e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias.
Pelo Sesi-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.