Clouds26° / 28° C

Semana Santa: devotos participam da Procissão dos Passos, no Recife

Católicos saíram da Basílica do Carmo e foram até a Igreja da Madre de Deus, nesta sexta (4)

Publicado em: 04/04/2025 18:53 | Atualizado em: 04/04/2025 21:46

Procissão reuniu centenas de fiéis do Grande Recife na tarde desta sexta (4) (Foto: Ruan Pablo/DP Foto)
Procissão reuniu centenas de fiéis do Grande Recife na tarde desta sexta (4) (Foto: Ruan Pablo/DP Foto)
Devotos participaram, nesta sexta-feira (4), da 371ª edição da  Procissão dos Passos. Ela foi realizada às 16h após uma missa na Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. 

Eles tiveram como destino a Igreja da Madre de Deus, no Bairro do Recife.  A celebração religiosa é realizada sempre na terceira semana da Quaresma. O momento marca o início da preparação para a Semana Santa na Arquidiocese de Olinda e Recife. 
 
A procissão é a mais antiga do Brasil. A primeira foi realizada em 1654.  Na missa, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, falou sobre o trajeto percorrido por Jesus em seus últimos dias de vida. 
 (Foto: Ruan Pablo/DP Foto)
Foto: Ruan Pablo/DP Foto

Em referência a esse trajeto, os fiéis percorrem dois quilômetros e meio ao longo de três horas, contemplando os sete passos de Jesus, desde o flagelo até sua morte.
 
 (Foto: Ruan Pablo/DP Foto)
Foto: Ruan Pablo/DP Foto

“Hoje, ocorre a Procissão dos Passos. É a procissão conhecida como a Via Sacra, em que sairemos pelas ruas do Recife, fazendo sete paradas. E como uma dessas sete paradas é o encontro de Jesus com a sua mãe, alguns conhecem como a Procissão do Encontro. O drama da paixão é vivido nesses sete passos. Todos aqueles momentos dolorosos da vida de Cristo são rememorados passo a passo até a culminância, que é a sua morte na cruz, para guardarmos a Páscoa, a sua ressurreição. Então, cada parada desta vai retratar um momento específico desse caminho de Jesus, da condenação à morte de Cristo”, explicou Marcos Paulo, irmão patenteado da Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos Recife.

O momento de devoção também contou com os militares e execução do Hino Nacional. Uma das fiéis presentes na missa foi a estudante Júlia Guimarães, de 27 anos, que comentou sobre o reforço da conexão com Jesus e a fé que este momento proporciona.
 
 (Foto: Ruan Pablo/DP Foto)
Foto: Ruan Pablo/DP Foto

“Nesse momento de sofrimento,  nós, que somos cristãos, visualizamos um pouco da nossa vida na fé. A gente sempre pensa que o que a gente passa aqui na Terra é uma via cruz. Depois que a gente chega na nossa cruz, a gente passa para o processo de ressurreição, que é o que a gente vai vencer lá no céu. Então, é tudo um pouco do que a gente aprende na fé, mas de um modo mais prático e lindo. Eu gosto de pensar que é tudo muito belo.  O  amor é decisão, o amor é uma pessoa. E essa pessoa é o próprio Jesus Cristo. Então, quando a gente vê tudo isso, para mim, é algo muito lindo, que só tem na Santa Igreja Católica”, afirmou.

A Procissão dos Passos também foi importante para a voluntária Severina José do Nascimento, que completou 68 anos nesta sexta-feira. Acompanhada da amiga Luzinete Maria da Conceição, de 70 anos, ela falou sobre a preparação para a Páscoa.

“É ainda mais importante estarmos neste momento na igreja, porque Jesus está em todos os momentos da nossa vida. Onde o nosso coração chama, devemos ir. É um momento de reflexão e agradecer por tudo o que Jesus fez por nós. O mínimo que podemos fazer é estar presente”, destacou.

Procissão dos Passos
 (Foto: Ruan Pablo/DP Foto)
Foto: Ruan Pablo/DP Foto

A devoção à Via Sacra surgiu do desejo dos cruzados de reviver, mesmo à distância, os últimos momentos da vida de Jesus Cristo. Ao retornarem da Terra Santa, onde haviam visitado os locais ligados à Paixão, buscaram recriar esse percurso de maneira simbólica na Europa, por meio de encenações, procissões, momentos de oração e até a construção de capelas dentro das igrejas.

Com o tempo, essa prática se estruturou. Foi no século XVI que se consolidou a tradição das 14 estações, representando episódios significativos do caminho de Jesus até o Calvário. No entanto, o número de etapas nem sempre foi o mesmo ao longo da história e já variou entre sete e 39 momentos, conforme a época e a região. As 14 estações se tornaram um roteiro de fé e reflexão, especialmente durante a Quaresma e a Semana Santa.

As estações da Via Sacra são:
 
1. Jesus é condenado à morte
2. Jesus carrega a cruz
3. Jesus cai pela primeira vez
4. Jesus encontra sua Mãe
5. Simão Cirineu ajuda Jesus a levar a cruz
6. Verônica enxuga o rosto de Jesus
7. Jesus cai pela segunda vez
8. Jesus consola as mulheres de Jerusalém
9. Jesus cai pela terceira vez
10. Jesus é despojado de suas vestes
11. Jesus é pregado na cruz
12. Jesus morre na cruz
13. Jesus é retirado da cruz
14. Jesus é sepultado

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua