Clouds27° / 28° C

INVESTIGAÇÃO

SEAP afastou gestor antes de operação da PF e reforça combate a ilícitos no sistema prisional

Além de Albuquerque, também foram afastados o ex-diretor do Presídio de Igarassu (PIG), Charles Belarmino de Queiroz Silva, e outros quatro policiais penais.

Publicado em: 08/04/2025 17:54 | Atualizado em: 08/04/2025 18:16

 

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SEAP) informou que o ex-secretário-executivo de Administração Penitenciária, André de Araújo Albuquerque, foi exonerado do cargo no dia 2 de dezembro de 2024, antes da deflagração da operação da Polícia Federal que investiga irregularidades no sistema prisional do estado.

 

Além de Albuquerque, também foram afastados o ex-diretor do Presídio de Igarassu (PIG), Charles Belarmino de Queiroz Silva, e outros quatro policiais penais. As exonerações, segundo a SEAP, fazem parte de um conjunto de ações estratégicas realizadas em cooperação com órgãos de controle e segurança pública, com o objetivo de identificar e coibir práticas ilícitas nas unidades prisionais pernambucanas.

 

Dentre as medidas adotadas pela pasta, destacam-se as transferências de detentos considerados alvos prioritários para outros estabelecimentos penais, com o intuito de isolá-los e impedir sua influência dentro e fora das unidades. De acordo com a SEAP, desde as transferências realizadas em 2023, não houve registro de novos inquéritos policiais envolvendo esses presos.

 

Em nota, a secretaria enfatizou que não tolera desvios de conduta de seus servidores e reafirmou seu compromisso com a legalidade e a transparência na gestão do sistema prisional. “A SEAP reforça que não compactua com quaisquer atos ilícitos dentro do sistema prisional de Pernambuco”, destacou o comunicado oficial.

Mais notícias