Clouds26° / 28° C

Programa Visão Recife

Recife lança programa de assistência oftalmológica para rede municipal de ensino

Neste primeiro momento, o foco será nos estudantes dos anos finais do ensino fundamental. A meta para 2025 é realizar 10 mil atendimentos oftalmológicos e distribuir 5.500 óculos de grau

Publicado em: 10/04/2025 14:22 | Atualizado em: 10/04/2025 17:46

 (Foto: Divulgação/  Édson Holanda / PCR)
Foto: Divulgação/ Édson Holanda / PCR
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, lançou nesta quinta-feira (10) o Programa Visão Recife, que tem como objetivo promover assistência oftalmológica para estudantes e profissionais da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa inclui consultas, exames e fornecimento gratuito de óculos de grau. 

Com investimento de R$ 1,2 milhão e expectativa de beneficiar aproximadamente 34 mil pessoas, o programa contempla alunos da pré-escola, ensino fundamental, correção de fluxo e Educação de Jovens e Adultos (EJA).  

Neste primeiro momento, o foco será nos estudantes dos anos finais do ensino fundamental. A meta para 2025 é realizar 10 mil atendimentos oftalmológicos e distribuir 5.500 óculos de grau. Há ainda a previsão de ampliar o programa para outras etapas da educação municipal. 

Durante o evento de lançamento, que aconteceu na Escola Municipal Reitor João Alfredo, localizado no bairro da Ilha do Leite, a secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, destacou a importância da iniciativa: 

“Com o Visão Recife será possível realizar um diagnóstico dos problemas de refração que atingem a Rede Municipal do Recife, proporcionar o tratamento e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e, consequentemente, da aprendizagem dos estudantes, além da redução da evasão escolar.” 
 
 (Foto: Malu Mendes/ DP)
Foto: Malu Mendes/ DP
 

O prefeito João Campos também enfatizou os impactos positivos da ação: 

“Se uma criança não tem um diagnóstico feito, não tem um óculos adequado, isso impacta muito na aprendizagem. Por isso, a gente lança esse programa, que vai promover uma ação integrada e permanente, desde a percepção em sala de aula por um profissional da educação até a própria fabricação e doação dos óculos.” 

Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 80% do que uma criança aprende na escola é assimilado por meio da visão. No entanto, estima-se que 30% das crianças em idade escolar apresentem problemas de refração, o que pode prejudicar seu desempenho, inclusão social e qualidade de vida, conforme aponta o Ministério da Saúde. 

Como vai funcionar 

Com apoio técnico da Secretaria de Saúde do Recife, o programa será executado da seguinte forma: 
  • Triagem nas escolas: os profissionais de educação, treinados por especialistas da área de saúde, realizarão a triagem inicial dos estudantes nas próprias unidades escolares, com autorização dos responsáveis. 
  • Encaminhamento para exames: os alunos que apresentarem sinais de necessidade serão encaminhados para consultas oftalmológicas.  
  • Consultas e exames: serão realizados quatro tipos de exames oftalmológicos na Fundação Altino Ventura (FAV) ou na Prontoclínica Oftalmológica (PCO): potencial de acuidade visual, mapeamento de retina, teste de visão de cores e teste ortóptico. 
  • Distribuição de óculos: os beneficiários que precisarem de óculos escolherão a armação, e os óculos serão entregues nas próprias escolas. 
Os atendimentos estão previstos para começar no dia 28 de abril. Cada uma das clínicas parceiras terá capacidade para atender cerca de 40 beneficiários por dia.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua