Clouds25° / 27° C

PROTESTO

Professores e alunos se envolvem em briga durante protesto no Recife

A discussão aconteceu na Rua da Aurora e alunos foram filmados jogando objetos contra um homem que tentou arrancar uma faixa das mãos dos jovens

Publicado em: 09/04/2025 22:55 | Atualizado em: 10/04/2025 10:30

Confusão ocorreu na Rua da Aurora nesta manhã (Foto: Reprodução/Whatsapp)
Confusão ocorreu na Rua da Aurora nesta manhã (Foto: Reprodução/Whatsapp)
Professores e estudantes se envolveram em uma confusão durante um protesto realizado na manhã desta quarta-feira (9) na Rua da Aurora, em Santo Amaro, no Recife. O caso ocorreu durante o ato em alusão ao Dia Estadual de Mobilização em Defesa da Escola Pública.

Vídeos enviados ao Diario de Pernambuco mostram o momento em que alunos e professores discutem com um homem em frente à Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano. Um dos docentes da escola afirma para um dos transeuntes, que seria policial, que protesto é um “direito” da classe. O professor teria ficado incomodado com o fato do policial ter encostado nele durante o ato.

Antes da discussão ser encerrada, um outro homem aparece no fundo do vídeo, entre carros estacionados em frente à escola, puxando uma faixa das mãos dos alunos. Inconformados, eles partem para cima do homem e uma das estudantes é contida no momento da briga verbal. Outros jovens são filmados jogando folhas de caderno e outros objetos no rapaz, que se afasta.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), mais de 200 escolas estaduais realizaram algum tipo de atividade ou protesto nesta quarta-feira. O sindicato informou que os protestos e atividades foram realizados entre os turnos pedagógicos da escola e não paralisaram as aulas. 

Por meio de nota enviada ao Diario de Pernambuco, o Sintepe destacou que "com indignação, os professores presenciaram na atividade ocorrida no Ginásio Pernambucano da rua da Aurora, no Recife, um homem, adulto, irresponsável e inconsequente, agredir jovens que estavam no seu direito de protestar por uma escola pública de qualidade".

"Somos solidários aos professores e estudantes do Ginásio Pernambucano da Rua da Aurora, que estavam em seu direito de protestar. Assim como, o Sintepe tomará as devidas providências junto às autoridades para punir o agressor e para que atos como esse não mais aconteçam", destacou o Sindicato.
 

Reivindicações

O Sintepe reivindica em sua pauta apresentada ao Governo que 100% das escolas estaduais sejam climatizadas. Também cobra que 100% das escolas recebam merenda de qualidade e que os espaços coletivos da escola sejam reformados, bem equipados e proporcionem excelência no ensino-aprendizagem. O Sindicato também cobra eleições diretas para diretores das escolas, assim como a liberação de verbas para as próprias escolas exercerem sua manutenção, evitando burocracias e demoras. 

Já na pauta salarial, os professores, analistas e administrativos reivindicam o reajuste do Piso Salarial do Magistério de 6,27% em toda a carreira dos servidores da Secretaria de Educação de Pernambuco, assim como, acréscimo de 50% acima do Piso aos salários daqueles que já possuem licenciatura. O Sindicato também exige a total reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remunerações e a ampliação de uma série de gratificações. 

Os próximos passos da Campanha Salarial Educacional 2025 serão as negociações com o Governo e a Paralisação Estadual e Nacional em Defesa da Educação no dia 23 de abril, quando o Sindicato vai convocar toda a rede estadual a parar as aulas e realizar protestos.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua