Rain26° / 28° C

DROGAS

Polícia Federal e BEPI destroem 11 mil pés de maconha em Salgueiro

Caso os pés de maconha fossem colhidos, prensados e colocados no mercado, poderiam resultar na produção de quatro toneladas da droga

Publicado em: 04/04/2025 07:28

 (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Foto: Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal, em parceria com o BEPI (Batalhão Especializado de Policiamento do Interior), erradicou e destruiu, nesta terça-feira (1), 11.650 pés de maconha em três plantações localizadas no Sítio Pau Ferro, na zona rural de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco.  

A ação foi realizada a partir de levantamentos das forças policiais e integra um conjunto de operações de combate ao tráfico de drogas. Caso os pés de maconha fossem colhidos, prensados e colocados no mercado, poderiam resultar na produção de aproximadamente quatro toneladas da droga.  

Segundo as autoridades, a erradicação dessas plantações contribui para reduzir o fornecimento da substância para pontos de venda em Pernambuco e em outros estados do Nordeste. Isso também impacta diretamente a dinâmica da violência associada ao tráfico de drogas, como roubos, furtos, homicídios e disputas territoriais entre facções criminosas. 
 
 (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Foto: Divulgação/Polícia Federal
 
 
As operações frequentes de erradicação de maconha no sertão de Pernambuco têm levado ao aumento da importação da droga do Paraguai, conforme demonstrado pelas apreensões crescentes realizadas pela Polícia Federal de carregamentos vindos do país vizinho. 

Resultados das operações nos últimos anos 

Em 2022, as forças de segurança erradicaram 1,6 milhão de pés de maconha, evitando a produção de 320 toneladas da droga. Além disso, foram apreendidas cinco toneladas de maconha pronta para o consumo e 320 plantações foram destruídas. 

No ano seguinte, em 2023, o número de pés erradicados caiu para 618 mil, resultando na prevenção da produção de 124 toneladas da droga. Foram destruídos 168 plantios ao longo do ano. 

Já em 2024, houve um aumento significativo nas operações, com 1,37 milhão de pés de maconha erradicados e a prevenção da produção de 475 toneladas da droga. No total, 260 plantações foram destruídas até o momento.

Mais notícias