![(Foto: Alice Mafra/SECOM Olinda) (Foto: Alice Mafra/SECOM Olinda)]() |
Foto: Alice Mafra/SECOM Olinda |
A Prefeitura de Olinda deu início à instalação da nova sinalização no Sítio Histórico, durante cerimônia simbólica realizada nesta quarta-feira (9), em frente à Igreja da Sé. A sinalização conta com QR Codes para que os visitantes saibam mais sobre os monumentos e ruas históricas.
Os equipamentos também apresentam conteúdos em inglês e espanhol. Ao todo, serão instalados 84 itens de orientação, entre totens, placas informativas e sinalização de piso. A sinalização faz parte de uma parceria entre a prefeitura, a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), a Vale S.A. e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A instalação está prevista para ser concluída até o início de maio. Serão implantados:
- 22 placas direcionais para pedestres
- 46 sinalizações de piso em mármore
- 1 semipórtico
- 2 painéis com mapas da cidade
- 3 totens com 8 metros de altura
“Carregamos um título de extrema importância, reconhecido mundialmente: Patrimônio Histórico da Humanidade. Olinda não pode ficar para trás quando se trata de turismo, história e cultura. Somos uma cidade que respira arte, resistência e tradição. Agora, com essa sinalização, vamos contar um pouco dessa história a quem nos visita”, afirmou a prefeita Mirella Almeida.
O secretário de Cultura e Patrimônio, Luiz Adolpho, também celebrou a iniciativa: “É a nossa história sendo contada para o mundo. Uma conquista importante para Olinda e seu povo, que merece ser celebrada.”
“O Brasil possui 23 cidades reconhecidas como Patrimônio Mundial, e Olinda teve a honra de estar entre as oito selecionadas para receber essa nova sinalização. Com ela, passamos a contar com um sistema moderno e dedicado à valorização da informação e à preservação do nosso patrimônio histórico.”, destacou Odin Neves, secretário executivo de Patrimônio.
História do Sítio Histórico de Olinda
A partir dos últimos anos do século XVI, Olinda tornou-se um dos principais centros da indústria canavieira, sustentáculo da economia brasileira por quase dois séculos. Foi símbolo da riqueza gerada pelo açúcar, que impulsionou o crescimento e a importância da cidade.
Seu centro histórico abriga um conjunto paisagístico, urbanístico e arquitetônico de grande relevância, refletindo a prosperidade da época. Tombado pelo IPHAN em 1968, o conjunto destaca-se por suas edificações religiosas dos séculos XVI e XVII, como a Catedral do Alto da Sé e a Igreja de Nossa Senhora da Graça, além de exemplares da arquitetura civil dos séculos XVII ao XIX.